23/05/2024
Sem categoria

V SEMANA MARANHENSE DE DANÇA COMEÇA HOJE NO TEATRO ARTHUR AZEVEDO

A bailarina e professora paulista Isabel Marques lançará o livro Linguagem da dança: arte e ensino hoje, às 20h, na abertura oficial da V Semana Maranhense de Dança, no Teatro Arthur Azevedo. O evento tem a realização da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Teatro Arthur Azevedo. A noite também será marcada pela apresentação de dois espetáculos. O maranhense Fran Mello apresentará In Solo e a companhia carioca Roberto Vieira Cia de Dança apresentará Pretérito Perfeito e Imperfeito. Toda a programação da semana será aberta ao público, que deve retirar os ingressos na bilheteria uma hora antes do início dos espetáculos.

A escritora Isabel Marques recebeu o prêmio Funarte de Dança Klauss Viana pelo livro, cujo tema é a proposta metodológica Dança no contexto, também de autoria de Marques. A obra aborda, na teoria e na prática, o ensino em escolas de dança, em projetos sociais e companhias. A autora é mestre em dança pelo Laban Centre for Moviment and Dance, na Inglaterra, e doutora pela Faculdade de Educação da USP.

Com coreografias de Renato Vieira, o bailarino Fran Mello interpretará o espetáculo In solo, em seguida no palco do Teatro Arthur Azevedo. A apresentação mostra o corpo como algo não consolidado, no qual o movimento seria fruto de seu processo de origem. A Roberto Vieira Cia. de Dança vai apresentar uma composição inédita para a companhia no espetáculo Pretérito Perfeito e Imperfeito. A coreografia de Bruno Cezário e Renato Vieira apresenta uma sucessão de solos, duos e trios criada com base novos estímulos dramáticos.

Semana – O evento promoverá um intercâmbio entre companhias, grupos, escolas e bailarinos locais, de outros estados e de outros países até domingo (28). A V Semana Maranhense de Dança reúne apresentações de espetáculos, mesas-redondas, cortejos e lançamentos de livro, objetivando valorizar e incentivar a produção local.

Hoje, a sequência de espetáculos começará às 9h, no Teatro João do Vale. As apresentações de grupos locais e regionais serão iniciadas novamente às 15h, no mesmo espaço, com entrada gratuita. Às 16h30, grupos maranhenses iniciarão um cortejo de apresentações do Sesc Deodoro ao Teatro Arthur Azevedo. Além da apreciação dos espetáculos, o evento convida o público a pensar o universo da dança por meio de palestras e debates. No Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, às 10h, Antunes Neto vai discutir o tema Quem fomos, quem somos e quem pretendemos ser e, logo após, Myriam Marques fará uma exposição do tema De onde venho? Para onde vou?.

Serviço

• O quê

Abertura oficial da V Semana Maranhense de Dança

• Quando

Hoje, a partir das 19h

• Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro).

• Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.