19/05/2024
Sem categoria

V Semana Maranhense de Dança

Com participação de companhias de danças maranhenses e convidadas de outros estados e de outros países, será realizada em São Luís, a partir desta segunda-feira (22) até dia 28, a V Semana Maranhense de Dança. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secma)/Teatro Arthur Azevedo.

A programação contará com oficinas, cursos e apresentação de espetáculos de dança, lançamento de livro, mesas redondas, palestras, cortejos com artistas pelas ruas do Centro e homenagens a personalidades do mundo da dança.

Dos convidados que estarão mostrando sua arte para o público maranhense já confirmaram presença os bailarinos: Renato Vieira (RJ), Najwa Zaidan (SP), Isabel Marques (SP), Felipe Borges e Paula Moraes (PE), Jessica Braga (RJ), Fran Mello (MA), Gregory Lorenzutti (RJ), Lavignia Bizzoto (RJ), Joaquim Thomé (RJ), Fabiana Nunes (RJ), Soraya Bastos (RJ) e Erick Swolkin (SP). Também haverá participações especiais de Bruna Ganglianoni, maranhense que irá integrar o corpo de baile do Ballet Bolshoi, na Rússia, além da cubana Analay Saiz e o bailarino colombiano Santiago Gril.

Os espetáculos serão apresentados no palco do Teatro Arthur Azevedo (à noite) no Teatro João do Vale (manhã e noite) e na Praça Nauro Machado (tarde), sempre com entrada franca. Debates, palestras e mesas redondas acontecerão no auditório do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz. Já oficinas, cursos e lançamento de livro acontecerão no TAA.

A V Semana Maranhense de Dança tem como perspectiva a formação e capacitação de profissionais, revitalização e valorização da dança maranhense, incentivando a produção local, a formação de platéia, o intercâmbio entre companhias, grupos, escolas e bailarinos independentes maranhenses e de outros estados, através de espetáculos, oficinas, palestras, exposições, abrindo possibilidades positivas para o crescimento qualitativo dos profissionais envolvidos.

A Semana de Dança começa nesta segunda-feira (22) com a realização de oficinas no Teatro Arthur Azevedo no período da tarde e apresentação de grupos maranhenses no SESC Deodoro, às 12h. A abertura da Semana acontecerá na terça-feira (23) a partir das 16h30 com saída de Cortejo Artístico no percurso Praça Deodoro/ Teatro Arthur Azevedo, seguindo pela Rua Grande, com participação de bailarinos de escolas e companhias maranhenses; performances com bailarinos em frente ao TAA.

ABERTURA OFICIAL

A abertura oficial acontecerá à noite, a partir das 19h, com o lançamento do livro “Linguagem da Dança: Arte e Ensino” da bailarina e professora Isabel Marques (SP), seguida da palavra do secretário da Cultura, Luís Bulcão, com a presença do diretor do TAA, Roberto Brandão, e da comissão organizadora.

A noite de espetáculos será aberta com as apresentações do solo do bailarino maranhense Fran Mello, seguido do espetáculo “Pretérito Perfeito e Imperfeito” com a companhia Renato Viera Cia de dança, do Rio de Janeiro.

O primeiro espetáculo da V Semana de dança “In Solo” retrata um corpo de maneira inconsolidada, tendo o movimento como produto do intemperismo de sua origem. O espetáculo que a Renato Vieira Cia de Dança apresenta é uma sucessão de solos, duos e trios recriados a partir de novos estímulos dramatúrgicos e musicais. Trata-se de uma experiência de composição inédita para a companhia e que deverá trazer novas combinações dentro do seu repertório.

Na terça-feira (23), o palco do Teatro João do Vale terá às 9h e às 15h espetáculos do projeto Arte/Educação com apresentação de grupos maranhenses para escolas públicas. E no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, a partir das 10h, os debates: “Quem fomos, quem somos e quem pretendemos ser”, que será coordenado por Antunes Neto; e “De onde venho? Para onde vou?”, com a professora Myriam Marques.

A V Semana Maranhense de Dança conta com a colaboração dos profissionais Abelardo Telles, Eliane Propp (bailarinos) e Ana Paula Fonseca (arte-educadora) na coordenação e organização do evento.

Programação

CICLO DE PALESTRAS E DEBATES- Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho -10h

Dia 23/08 (Terça – Feira)

TEMA: “Quem fomos, quem somos e quem pretendemos ser” (Antunes Neto); “De onde venho? Para onde vou?” (Myriam Marques)

Dia 24/08 (Quarta- feira)

TEMA: “Dança e Educação” (Isabel Marques – SP)

Dia 25/08 (Quinta – feira)

TEMA: “Panorama da Dança no Maranhão”. (SATED, CBDD e Rede de Dança)

Dia 26/08 (Sexta – feira)

TEMA: “Lei de Incentivo a Cultura” – Secretário de Estado de Esportes e Lazer, Joaquim Haickel; Secretário da Cultura, Luís Bulcão; e presidente da Fundação Municipal de Cultura, Euclides Moreira.

.

OFICINAS DA V SEMANA MARANHENSE DE DANÇA

1. Ballet Clássico Iniciante – Adelson Tavares (MA)

2. Ballet Clássico Inter/Avanç – Santiago Gil (COL)

3. Dança Contemporânea Iniciante – Leônidas Portella (MA)

4. Movimento Criativo – Fabiana Nunes (RJ)

5. Fundamentos de Dança como Instrumentos Corporais do Ator – Gregory Lorezutti (RJ)

6. Dança Contemporânea Inter/Avanç – Lavignia Bizzoto (RJ)

7. Criação Coreográfica – RenatoVieira e Joaquim Thomé (RJ)

8. Dança do Ventre Iniciante – Solange Costa (MA)

9. Dança do Ventre Inter/Avanç – Najwa Zaidan (SP)

10. Dança de Rua Iniciante – Rubinho (MA)

11. Dança de Rua Inter/Avanç – Jéssica Braga (RJ)

12. Dança de Salão Iniciante – Larissa Carvalho (MA)

13. Dança de Salão Inter/Avanç – Felipe Borges/Paula Moraes (PE)

14. Musical Jazz – Soraya Bastos (RJ)

15. Ballet Aéreo – Donny Santos (MA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.