22/02/2024
Sem categoria

Vai começar a festança do Arraial da Liga, com apoio do governo do Estado. É mole?

Com uma superestrutura, programação diversificada e animação de sobra, será aberto nesta sexta-feira (17), às 19h, o São João dos Bois da Liga, no Arraial da Lagoa da Jansen, com apoio do Governo do Estado. Até o dia 29 de junho, 32 agremiações folclóricas e cantores maranhenses, sendo 25 grupos de bumba-meu-boi, subirão ao palco do espaço, que este ano reúne 14 barracas, incluindo 10 restaurantes.

O projeto São João dos Bois da Liga foi criado com a missão de manter viva e vibrante a brincadeira do bumba-meu-boi, considerada a maior expressão folclórica do Maranhão. A programação da primeira noite do Arraial da Lagoa, que é realizado pela Liga Independente dos Grupos de Bumba-Meu-Boi do Maranhão e conta com o apoio do Governo do Estado, é uma pequena mostra da festança que tomará conta de um dos pontos turísticos mais movimentados de São Luís.

Grupo Piaçaba, Bois de Axixá e de Leonardo terão a missão de animar os primeiros visitantes do São João dos Bois da Liga. Também haverá shows de Papete e Betto Pereira e para encerrar o boi da Floresta, o batalhão da Maioba e o colorido e a animação do boi de Nina Rodrigues. Serão em média sete apresentações por noite.

A organização do Arraial da Lagoa, que em 2011 completa cinco anos, já está em contagem regressiva para o início do festejo. Para tanto, estão sendo ultimados os preparativos para a montagem das barracas e dos serviços que vão proporcionar à festa segurança e comodidade. Já foram contatados a Secretaria de Estado da Saúde, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito, além das equipes de segurança, de limpeza e apoio contratados pela Liga para dar suporte aos visitantes do arraial.

A beleza da decoração, que está sendo finalizada, é uma atração a parte. Os motivos juninos e o colorido mais uma vez saltarão aos olhos dos freqüentadores do arraial. A qualidade dos serviços oferecidos no local é outra exigência da Liga Independente, conforme o presidente e amo do Boi de Morros, José Carlos Lobato. Testados e aprovados nos anos anteriores, os restaurantes e outros estabelecimentos comerciais que estão sendo instalados na área do arraial renovaram a parceria com a Liga.

As pessoas que forem assistir às apresentações dos grupos de bumba-meu-boi também terão à disposição a barraca do Voluntariado de Obras Sociais (VOS), onde todos os produtos comercializados serão revertidos para instituições de caridade.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

19h – Grupo Piaçaba

20h – Boi de Axixá (orquestra)

21h – Boi de Leonardo (zabumba)

22h – Show de Papete e Betto Pereira

23h – Boi da Floresta

24h – Boi da Maioba (matraca)

01h – Boi de Nina Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.