27/05/2024

Vereador Gutemberg Araújo é lembrado pelos Blocos Tradicionais

Em grande festa para celebrar o Dia dos Blocos Tradicionais, o vereador Dr. Gutemberg, que é o criador desta Lei Municipal , foi um dos grandes homenageados da noite. A festa foi realizada  na sede da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), e contou com as participações do prefeito Eduardo Braide;  a presidente da Fumph, Kátia Bogéa; o secretário de cultura, Maurício Itaparay; e vários representantes dos Blocos Tradicionais.
No discurso para o público presente, o prefeito Eduardo Braide lembrou que os Blocos Tradicionais são patrimônio de São Luís, e que a data está acontecendo devido a uma lei criada pelo Dr. Gutemberg.
“Hoje, aqui, tem dois patrimônios: o nosso Centro Histórico e os nossos queridos Blocos Tradicionais, que são fundamentais para a nossa cultura. Dr. Gutemberg, parabéns por ter criado essa Lei. Parabéns a todos que começaram e mantêm viva essa linda tradição do nosso povo”, disse Eduardo Braide.
Durante a programação, aconteceu o lançamento do livro “Paixão ao Toque da Retinta – 50 anos de tradição no carnaval do Maranhão”, de autoria do mestre Paulo Salaia, fundador do Bloco ‘Os Feras’, e falecido em 2023.
Um momento marcante da festa, foi quando no telão apareceu um vídeo do mestre Paulinho destacando essa data especial e a contribuição dos Blocos Tradicionais para a cultura maranhense. E no vídeo, Paulinho também agradeceu ao vereador Dr. Gutemberg.
“Agradeço a sensibilidade do Dr. Gutemberg por ter criado essa Lei para valorizar os nossos Blocos. Dr. Gutemberg ainda teve uma grande visão por ter instituído o Dia Municipal do Blocos, no dia do nascimento do nosso saudoso Walmir Moraes Corrêa, ex-presidente do bloco Os Foliões. Obrigado pelo carinho, Dr. Gutemberg”, disse Paulinho Salaia, diretor dos Blocos ‘Os Feras’.
A presidente da Fumph, Kátia Bogéa, lembrou com saudades as últimas reuniões que teve com Paulinho Salaia para a finalização do livro e destacou a importância da data municipal e dos mestres que comandam os blocos.
“Meu respeito sincero e profundo aos mestres dos Blocos Tradicionais, em especial ao nosso amigo Paulinho Salaia. Vocês são grandiosos! Paulinho lutou muito pela concretização desse livro. E estamos aqui reunidos por ele também. Deixo meus agradecimentos ao Dr. Gutemberg, pois o 8 de maio para celebrar o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais foi criado por ele, uma pessoa amiga da nossa cultura”, disse Kátia Bogéa.
Reconhecendo a importância dessa manifestação cultural para São Luís, o secretário municipal de cultura Maurício Itaparay, também frisou o trabalho do Dr. Gutemberg.
“Parabéns ao Dr. Gutemberg por essa sensibilidade gigante, por esse trabalho brilhante em ter criado essa lei, que hoje nos permite estar aqui para celebrar com todos vocês”, disse Maurício Itaparay.
Instituída por meio da Lei 4.698/2006, o Dia Municipal dos Blocos Tradicionais já faz parte do calendário cultural da cidade. O autor da Lei, vereador Dr. Gutemberg, agradeceu o carinho de todos.
“Os Blocos Tradicionais têm um capítulo especial na minha vida. E sou brincante, inclusive já desfilei também com os blocos. Guardo muitas lembranças carinhosas. Eu criei essa Lei no primeiro mandato de vereador,  pois tenho grande admiração pelos blocos. Vocês são os guardiões da nossa cultura. Muito obrigado pelo carinho. Viva os nossos Blocos Tradicionais! Parabéns para todos vocês!”, disse Dr. Gutemberg.
A festa reuniu a Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão e da Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos.
Após as homenagens, os blocos saíram em cortejo pelas ruas do Centro Histórico de São Luís. Eles levaram muita alegria e exibiram toda a beleza dos grupos que usam indumentárias coloridas, um figurino próprio, mantendo firme a marcação  dos tambores feito com as mãos espalmadas, dando o tom da festa.