02/12/2024

XII BAILE DO PARANGOLÉ  SERÁ NO BUTIKIN 

Carnaval é a maior festa popular brasileira! A festa que consegue expressar a nossa diversidade em toda a sua essência e exuberância; seja no modo de vestir, de dançar, de cantar, tocar, chorar, sorrir, escrachar e encantar. Dizem que, em São Luís, até os caranguejos se alegram na época e fazem na lama um verdadeiro Parangolé.

Cada um tenta traduzir da melhor maneira sua alegria e contentamento. Seja num bloco de rua, puxado por uma bandinha desafinada; seja numa ostentosa passarela, num grande palco armado em praça pública, nos salões de festas, até nos lares mais modestos; nas zonas rurais e urbanas; nos ambientes sagrados e nos profanos…até por baixo dos panos.

Com esse espírito, e com um toque de maranhensidade bem peculiar, que a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos resolveu, neste ano de 2023, realizar o “XII Baile do Parangolé”, fazendo jus ao nome de uma brincadeira interrompida em 2020, por conta da pandemia. A alegria, a justiça e a liberdade criativa continuam sendo nossas grandes bandeiras. Desta feita, contando com a parceria dos amigos do bar e restaurante Butikin, espaço localizado no coração do Centro Histórico de São Luís, na Rua da Estrela, ao lado da Escola de Música.

A ideia central é juntar num mesmo espaço desta festa plural brasileira um leque de ritmos e hits que sacudiram várias gerações, misturando um repertório de criações musicais, que vão do samba mais tradicional das nossas turmas e blocos, passando pelos grandes sambas-enredos cariocas e maranhenses, clássicos do axé baiano, sem descuidar das marchinhas e dos frevos dos eternos carnavais, até as novas criações desta maravilha de cenário. Tudo isso, a partir das 16h, do dia 12 de fevereiro, dia do aniversário de 44 anos da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, no Butikin.

Para comandar a festa e a folia contaremos com a banda Te Gruda no Meu Fofão, sob a direção do maestro e multi instrumentista Arlindo Pipiu, que também toca guitarra no evento, e com o auxílio luxuoso dos músicos: Neto e Shirley nos vocais; Jovan Lopes (trombone); Natan (trompete); Branca (sax); Edvaldo (teclado); William (bateria) e Serginho Mariano (baixo). As participações especiais ficam por conta dos artistas: Joãozinho Ribeiro, Dicy, Chico Nô, Anna Cláudia, Fátima Passarinho, Ronald Pinheiro, Marconi Rezende e Allysson Ribeiro.

Todos estão convidados para o XII Baile do Parangolé! Serão quatro horas de muita música, felicidade e alegria! Viva o carnaval maranhense!

“Acho que o frevo está / Nos chamando pra sair / Acho que o frevo está / Nos chamando pra brincar / Acho que o frevo está / Nos mandando resistir / Com as bandeiras nas ruas / Agora quero ver / Quem irá nos calar.”