22/02/2024

1° edição das Exposições Temporárias do Museu da Gastronomia Maranhense movimentou mais de R$ 40.000 em receita para os empreendedores

Com o intuito de contribuir com a dinâmica do Museu da Gastronomia Maranhense e valorizar o empreendedorismo local, a Prefeitura de São Luís através da Secretaria Municipal de Turismo, inaugurou a área de Exposições Temporárias no Museu da Gastronomia Maranhense.Ao total, participaram da primeira etapa da exposição, seis empresas que comercializam produtos utilizando matéria-prima ligada à gastronomia local.

Segundo dados da Coordenação de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo, a receita geral obtida no tempo de exposição pelas empresas no Museu da Gastronomia Maranhense foi de mais de R$ 40.000, gerando um impacto positivo no rendimento de seus negócios. Outro ponto considerado nas pesquisas foi o espaço físico disponibilizado, 83,3% avaliaram como ótimo o ambiente das exposições no Museu. Em relação a avaliação geral da participação, 84,4% dos expositores relataram ter superado suas expectativas na participação no edital do Museu e contam com o foi a experiência, ‘’Fomos bem recebidos e abraçados, como uma família, foi muito prazeroso participar e desfrutar um pouco do conhecimento do Museu de forma ampla e divertida. Só tenho a agradecer por tudo!’’, afirma Cíntia Cordeiro, proprietária da empresa Banho Ousado.

A 1ª edição das Exposições Temporárias foi um sucesso entre os visitantes, levando o Museu da Gastronomia a realizar o edital 2023/02, desta vez com 12 empresas contempladas. ”Desde que iniciamos a área de Exposições Temporárias, no Museu da Gastronomia Maranhense, tivemos um feedback positivo dos expositores e dos visitantes, além de gerar um retorno financeiro para as empresas. Estas ações movimentam a economia criativa e aumentam a visibilidade das marcas genuinamente maranhenses”, afirma Saulo Santos, Secretário Municipal de Turismo de São Luís.