14/04/2024

Maranhão recepciona seus conterrâneos com ações de boas-vindas no aeroporto de São Luís

Maranhão é reconhecido por suas belezas naturais, história, cultura, e a hospitalidade do seu povo. No período dos festejos juninos, quando há um expressivo aumento no fluxo de turistas na capital, essas qualidades ficam mais evidentes. E, para melhorar a experiência dos visitantes que desembarcam no Aeroporto Marechal Cunha Machado para curtir os festejos na capital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), promoveu, durante o mês de junho, seis ações de receptivo para envolver os visitantes no clima de festa espalhado por todo o estado.

Durante os cinco dias da ação de receptivo junino, cerca de 7 mil pessoas, em sete voos diários de Brasília, Recife, Guarulhos e Fortaleza foram recebidas no desembarque por equipes da Setur. Além da recepção calorosa com os ritmos e sotaques da cultura maranhense, os turistas foram presenteados com matracas para já entrarem no clima do Maior São João do Mundo.

Em mais um dia de acolhida, entre os inúmeros turistas que desembarcaram na última  sexta-feira (23), haviam muitos maranhenses que, depois de longa temporada fora do estado, retornaram para visitar familiares ou curtir o São João.

A recepção embalada em ritmos e sotaques do Maranhão emocionou a maranhense Maria José Leite, de 82 anos. A aposentada, que mora no Rio de Janeiro desde os 12 anos de idade, retornou ao Maranhão para visitar a família e comemorar seu aniversário.

“Fiquei tão emocionada com essa recepção que estou chorando. Nunca tinha visto uma recepção assim, tão calorosa e alegre. Decidi passar meu aniversário de 83 anos no Maranhão. Eu fiquei muito emocionada quando vi o pessoal dançando”, declarou a aposentada.

José Cabral foi outro maranhense que desembarcou no aeroporto de São Luís, vindo de Brasília, onde atualmente trabalha, para curtir as festas juninas no estado. Ele ficou encantado com recepção de boas-vindas aos turistas e parabenizou a iniciativa do Governo do Estado.

“Estou muito feliz pela apresentação folclórica do Boi do Maranhão, pois cultiva a nossa origem e o folclore maranhense, com música bonita, boi bonito que em outros estados não têm. É maravilhoso ver o povo maranhense recepcionando os que chegam. Isso é muito bom para nós. Parabéns ao Governo do Estado que está fazendo um trabalho muito bonito”, frisou o maranhense.

O Grupo Lamparina agitou o saguão na manhã desta sexta-feira (23), com as principais toadas de grupos de bumba meu boi, na recepção aos visitantes.

O Boi Brilho da Ilha fechou o dia de festa de recepção aos turistas com uma convidada especial, a cantora Alcione, que desembarcou no aeroporto durante a apresentação do grupo e se juntou aos brincantes para cantar algumas toadas. Alcione é uma das atrações deste sábado (24), no Arraial do Ipem.

Antes de desembarcar e de serem recepcionadas com ritmos e sotaques, os turistas são presenteados com matracas. Além das atrações, os visitantes também recebem folders com informações sobre a programação do São João do Maranhão em 2023. O folder conta ainda com um QR Code, por meio do qual o visitante pode baixar no celular o aplicativo ‘São João do Maranhão’ e ter na palma da mão um guia com a programação detalhada de cada arraial, notícias sobre o São João do estado, informações sobre a rede de hotéis, a cultura, gastronomia, pontos turísticos e outros detalhes.

A ação de boas-vindas é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio das Secretarias Estaduais de Turismo (Setur-Ma), Cultura (Secma) e Comunicação (Secom).