23/01/2025

7ª edição do Festival Kebrada começa nesta terça-feira (10), em São Luís

SÃO LUÍS – De 10 a 14 de dezembro, o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) recebe a sétima edição do Festival Kebrada, o maior evento de cultura de rua do estado. Desde 2018, o festival promove batalhas de dança e rima, além de música eletrônica e graffiti, celebrando o universo do hip hop no CCVM.

Com a curadoria de MC Alcino, Nicinha Durans, B-boy Macaxeira e do grafiteiro e artista visual Edi Bruzaca, o Kebrada 2024 será marcado pela diversidade das ruas, com uma programação dedicada à cultura ballroom. Desde a sua primeira edição, mais de 130 artistas já passaram pelo palco do festival.

Aprovado no Edital Ocupa CCVM – Amazônia em Foco 2024, o projeto “Kunty Amazônyko” visa o aprofundamento da valorização de identidades LGBTQIAP+ afrolatinoamericanas e periféricas, através da troca de conhecimentos em roda, fortalecendo conexões e criando redes.

O Kunty Amazônyko contou com uma extensa programação de oficinas realizadas desde o dia 6 de dezembro: “Hands Performance: a regionalidade dançante paraense através das mãos”, com Jothan Netto Laffond (PA); “Retomada Corporal: Revitalizando os corpos marginalizados”, com Ana Lakshmi Yasuke (PA – MA); “Cultura Ancestral em Cena: Acessórios de Sementes para expressão na Ballroom”, com Ybyrá Tupinambá (PA); e “Raízes e Movimento: Boi Bumbá encontra o vogue”, com Marginauara Zion 007 (AM). O projeto culmina com a Amazônyka Ball, produzida pela House of Yasuke, que acontece na terça-feira (10), a partir das 18h, abrindo a programação do Festival Kebrada.

Premiação em batalhas, um novo mural de graffiti e lançamento de videoclipe

Um ponto alto do festival, as batalhas All Style, Breaking, MC’s e Slam são as disputas de dança, rima e poesia que valem prêmios. O mural de graffiti produzido durante o Festival Kebrada emoldura o Pátio do CCVM durante um ano e em 2024 será colorido com os desenhos de Emy May, Graf, Mainã, Sid e Vicca.

Além de abrirem a noite com sets exclusivos, os DJs do Kebrada também comandam as batalhas dos dias. Na sétima edição do Kebrada, se apresentam os DJs Pedro Dreadlock, Sagat, MT$ e André Dumará.

Completam a programação do Kebrada os shows que fecham as noites com chave de ouro. Na quarta-feira, são os raps de Preto Roob que irão compor o primeiro show do festival. Mano Magrão dividirá o palco com Gustavo Mic no projeto Feat Violento na quinta-feira. Jonas Kanté começou no slam e em rodas de batalha, trazendo debates sócio-políticos, como o cotidiano das periferias de São Luís. Morango Kush foi finalista do Duelo Estadual Maranhense de MC’s, um dos eventos mais prestigiados do freestyle, em 2023, e fará seu show ao lado de Salete MC.

Para encerrar o festival, o escolhido foi Gugs, com o projeto “O Homem Mata”, também aprovado no edital Ocupa CCVM – Amazônia em Foco 2024. O cantor é influenciado pela cultura afro-indígena da Amazônia, pela música jamaicana, pelo rap clássico dos anos 90 e é o fundador do projeto cultural Batalha na Praça e dos selos Xila Rewind e Coisa Nossa, que impulsionam novos talentos da cena de São Luís. O show “O homem mata” contará com a participação de Bruno BO e marcará o lançamento do videoclipe homônimo ao vivo no festival e no canal do CCVM no Youtube.

Toda a programação do Festival Kebrada é gratuita. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

Confira a programação completa do Festival Kebrada:

10/12

18h – Amazônyka Ball

11/12

19h – DJ Pedro Dreadlock

19h30 – Batalha de Slam

21h – Preto Roob

12/12

19h – DJ Sagat

19h30 – Batalha de MC’s

21h – Mano Magrão

13/12

19h – DJ MT$

19h30 – Batalha de Allstyle

21h – Jonas Kanté

14/12

19h – DJ André Dumará

19h30 – Batalha de Break

21h – Morango Kush e Salete MC

21h30 – Gugs e Bruno BO