24/02/2024

Ações de fomento ao turismo da Setur-MA chegam ao município de Alcântara

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur-MA), ofertou cursos de qualificação profissional e palestras de Combate à Exploração Sexual Infantil no Turismo no município de Alcântara. As ações das Expedições de Turismo ocorreram no período de 16 a 18 de agosto.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a Setur-MA vem capacitando as comunidades dos municípios que fazem parte dos polos turísticos maranhenses. “Estamos percorrendo os polos turísticos levando cursos, palestras e blitz contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, avançando na prestação dos serviços para o trade, para que os nossos visitantes voltem sempre, não só pela beleza de nosso estado, mas pela hospitalidade e bom atendimento”, avalia a gestora.

Durante os três dias de ação, a equipe técnica da Setur-MA realizou reunião com o coordenador do Curso de Gestão e Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), em Alcântara, Johnny Gomes, e a professora do Instituto, Luciana Chaves, com o objetivo de realizar parceria para oferta do curso de Qualificação Profissional, na modalidade de Educação a Distância (EAD), voltado para a comunidade que trabalha com o segmento turístico no município.

Seguindo as ações com os seguimentos turísticos locais, foi realizada reunião com gestores municipais de turismo, representantes do Conselho Municipal de Turismo de Alcântara (Comtur) e o trade turístico, para debater ações do setor no município e ouvir as demandas da população, além da implementação de ações de melhoria e desenvolvimento na região.

“A Setur-MA, em parceria com o município de Alcântara, fez um trabalho de desenvolvimento do turismo, a partir do treinamento e qualificação do nosso receptivo, promovemos diversos cursos para que nossa gente possa receber ainda melhor na cidade de Alcântara. Acompanhamos as visitas dos novos roteiros, o turismo de base comunitária, o turismo de praia, além de um melhor cuidado com o nosso patrimônio histórico”, afirmou, Jedson Coelho, secretário municipal de Cultura e Turismo de Alcântara.

Com o intuito de fortalecer e melhorar as ações de hospitalidade entre os anfitriões do turismo maranhense para o acolhimento contínuo aos diferentes perfis da demanda turística, após a reunião a Setur-MA promoveu uma palestra sobre Turismo e Hospitalidade.

Foram 60 qualificados nos cursos: ‘Qualidade no Atendimento’, ‘Informações Turísticas e Técnicas de Comercialização’ e ‘Vendas no Artesanato’ pelo Programa Mais Qualificação, proferido pelos técnicos da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur-MA. Cada curso teve duração de 8 horas. Ao final de cada qualificação, foram entregues gratuitamente os certificados.

“Eu, que trabalho na Secretaria de Cultura e Turismo, aqui de Alcântara, pude, através do curso, adquirir mais conhecimentos na área do turismo, sempre é bom a gente ir em busca de novas informações, que ajudam no desenvolvimento do trabalho e do turismo em nossa cidade que é bastante visitada pelos turistas. É muito gratificante, a experiência foi ótima”, disse Elen Beatriz, 24 anos, aluna dos cursos de Informações Turísticas e Atendimento ao Turista.

A Expedição de Turismo levou também ações do Programa ‘Mais Infância, Mais Turismo’, onde 70 crianças e adolescentes foram informados, por meio de palestras, contra o abuso e a exploração sexual no Turismo.

Por meio do Cadastur, foram realizadas visitas técnicas à 25 empreendimentos turísticos para atestar o padrão dos empreendimentos turísticos cadastrados junto à plataforma.
As ações da expedição terminaram na última sexta-feira (18), com o curso de Técnicas de Comercialização e Vendas no Artesanato, na comunidade quilombola de Itamatatiua. Foram capacitadas e receberam certificados 23 pessoas da comunidade.

Na oportunidade, foram realizados também, visitas técnicas ao Centro de Produção de Cerâmica e a Capela de Santa Terezinha. Os técnicos da Setur-MA visitaram também o local onde a comunidade retira a argila para produção das peças de cerâmicas. Uma das fontes de renda da comunidade é obtida através da comercialização de louças, vasos e potes de cerâmica.

Turismo em Alcântara
A cidade histórica fica a uma hora de barco de São Luís e é um excelente roteiro para ser feito em um dia. Uma vantagem é que, praticamente, todos os pontos turísticos da cidade podem ser visitados a pé pelas ruas calçadas de pedra.

A cidade de Alcântara faz parte do Polo São Luís e, em todos os anos, acontece a tradicional ‘Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara’, que é um dos festejos que fazem parte da agenda cultural do Maranhão, destacando-se como um dos eventos mais importantes da cidade, pela sua cultura, história, turismo e economia.

“A cidade se encontra muito mais receptiva, os investimentos da prefeitura em parceria com o Estado, no sentido de melhorias nas ruas, nos prédios da cidade, nos locais turísticos do município, além de desenvolver a questão cultural, que são os principais atrativos do município, como por exemplo, a Festa do Divino, Festa de São Benedito e os festejos tradicionais, assim, desenvolvemos o turismo e a cultura”, afirmou o gestor municipal de turismo de Alcântara, Jedson Coelho.

A festa acontece, geralmente, de maio à junho com a realização de missas, hasteamento de mastros, ladainhas, alvoradas das caixeiras, cortejos e apresentação dos membros da corte.