27/05/2024

Argentina x França: Messi e Mbappé, os protagonistas da final que vale mais do que o título da Copa do Mundo

Uma final de Copa do Mundo, por si só, já é histórica. No caso da decisão deste domingo, entre Argentina França, são vários elementos que cercam o duelo entre sul-americanos e europeus de expectativa. Entre eles, os protagonistas Lionel Messi e Kylian Mbappé. Parceiros de Paris Saint-Germain (FRA), os camisas 10 lideraram a Albiceleste e os  Bleus na campanha e têm muito mais em jogo neste domingo. A partida entre Argentina e França será às 12h, no Estádio Lusail, em Doha.

O encontro entre Messi e Mbappé – o terceiro da história – é visto como uma “passagem de bastão”. Afinal, o argentino, de 35 anos, já confirmou que esta será a sua última partida em Copas do Mundo. O francês, de 23 anos, ainda tem Mundiais pela frente e, quem sabe, pode alcançar as cinco edições disputadas por Messi, Ochoa, Cristiano Ronaldo, Lothar Matthaus e Buffon – veja a seleta lista aqui. Há uma série de outros recordes, feitos e marcas que podem ser batidos neste domingo.

ARTILHEIRO, CAMPEÃO E MELHOR DO MUNDO?

Em ano de Copa do Mundo, a participação do principal torneio de futebol tem grande peso nas premiações da Fifa. Foi assim com Modric, em 2018, Cannavaro, em 2006, Ronaldo, em 2002, e por aí em diante. Os protagonismos de Messi e Mbappé no Mundial do Qatar, portanto, colocam os dois camisas 10 como fortes candidatos a levarem o The Best. A cerimônia será em 27 de fevereiro, levando em conta o desempenho dos jogadores entre de agosto de 2021 a dezembro de 2022.

O que também está em disputa é a artilharia da Copa do Mundo. Messi e Mbappé marcaram cinco gols cada e são os principais candidatos. Júlian Alvaréz e Olivier Giroud, com quatro gols, correm por fora do prêmio que ainda pode ser decidido pelo número de assistências ou minutos em campo.

OS FEITOS DE LIONEL MESSI NO QATAR

Ao entrar em campo neste domingo, Lionel Messi se isolará como o atleta com mais jogos de Copa do Mundo: serão 26. Participando de todas partidas da Argentina nesta edição, o craque argentino deixará para trás o alemão, Lothar Matthaus, recordista até então com 25 atuações. Com os cinco gols no Qatar, Messi também assumiu a artilharia histórica da argentina em Mundiais. São 11 gols do meia contra 10 de Gabriel Batistuta, centroavante que disputou as Copas de 1994, 1988 e 2002.

MBAPPÉ SEGUE ‘OS PASSOS DE PELÉ’

Kylian Mbappé não tem sua despedida de Copas do Mundo no horizonte. Sensação no título da França de 2018, o jovem tem números que fazem referência a Pelé – o que diz muito. Fazendo o recorte pela idade, o francês é o jogador com mais gols antes dos 24 anos: nove contra sete de Pelé, que foi o recordista por 60 anos, entre as Copas do Mundo de 1962, no Chile, e 2022, no Qatar.

Campeão aos 19 anos, na Rússia, Mbappé só fica atrás de Pelé, campeão em 1958, na Suécia, aos 17 anos. Agora, aos 23, Mbappé pode repetir o feito do Rei do Futebol e conquistar duas Copas seguidas. Como marcou na decisão de 2018, contra a Croácia, o camisa 10 francês – assim como Griezmann, tem a oportunidade de passar a figurar na seleta lista de jogadores que balançaram a rede em duas finais. As lendas Zidane, Pelé, Vavá e Paul Breitner estão neste patamar – saiba mais.

KLOSE SEGUE DISTANTE NA ARTILHARIA HISTÓRICA

Se Messi assumiu a artilharia argentina em Copas do Mundo, Mbappé ainda está atrás de Just-Fontaine, que marcou incríveis 13 gols em uma única edição do Mundial. O atual camisa 10 francês tem nove gols. Assim, os finalistas deste domingo seguem distantes de Miroslav Klose, o centroavante alemão que fez 16 gols em quatro participações em Copas: 2002, 2006, 2010 e 2014.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.