20/04/2024
Sem categoria

“Batucada “será encenado na Casa do Maranhão, hoje, às 19h.


Batucada, de Marcelo Evelin (Demolition Inc.), será encenado na Casa do Maranhão, hoje, às 19h. O trabalho volta ao Brasil depois de ter sido apresentado em Bruxelas e Frankfurt. Nesta turnê, além de São Luís, o espetáculo foi apresentado em União e Parnaíba, Piauí.
A montagem de Batucada se propõe como um acontecimento. O ritmo transita entre a festa e o protesto num ritual que expõe a relação conflitante entre uma coletividade quase tribal e as subjetividades dos indivíduos. O batucar em objetos cotidianos contagia, desmancha fronteiras entre expectador e artista, e provoca reflexões sobre a pulsão do homem na sociedade contemporânea.

Foi concebido para o Kunsten Festival des Arts, um dos principais festivais de arte performática da Europa, realizado em Bruxelas (Bélgica), onde aconteceu sua estreia internacional em maio de 2014. A estreia nacional aconteceu no Galpão do Dirceu, em Teresina, em janeiro deste ano.
Perfil – Marcelo Evelin é hoje um dos nomes de frente da dança, performance e atuação política nas artes contemporâneas. Vive e trabalha em Teresina e Amsterdam. Foi para a Europa em 1986, onde estudou dança e coreografia na França e, posteriormente, radicou-se na Holanda.
Lá, foi aluno na Universidade de Nova Dança (SNDO) e integrou a Companhia de Dança-Teatro The Meekers, de Arthur Rosenfeld. Atua na área da dança e do teatro físico, tendo colaborado com profissionais de variadas linguagens, nacionalidades e experiências.
Foi estagiário da Companhia de Pina Bausch, em Wuppertal na Alemanha, antes de iniciar sua carreira como coreógrafo profissional. É criador independente com sua Companhia Demolition Inc., que desde então já assinou mais de 30 espetáculos com roteiro, direção e coreografia de sua autoria. Atualmente, ensina na Escola Superior de Mímica de Amsterdam-Holanda, onde também orienta estudantes em processos criativos.
Desde 2006, vem atuando também como gestor e curador, tendo implantado em Teresina o Núcleo do Dirceu, uma plataforma de artistas independentes voltados à pesquisa e ao desenvolvimento das Artes Performáticas Contemporâneas, o qual coordenou até julho de 2013. Seus mais recentes espetáculos, Matadouro (2010), De repente fica tudo preto de gente (2012) e Batucada (2014), estão sendo apresentados atualmente em teatros e festivais no Brasil e exterior.
Serviço
• O quê
Espetáculo Batucada
• Quando
Hoje, às 19h
• Onde
Casa do Maranhão (Praia Grande)
• Ingressos

R$ 10,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.