14/04/2024

Biblioteca Benedito Leite incentiva crianças à leitura com programação especial e presença de escritoras maranhenses

O Governo do Maranhão abre as portas da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), no Centro, para receber as crianças com uma programação especial nesta terça (18), quarta (19) e quinta-feira (20). Ao longo desses três dias será realizado o Lendo a Literatura Infantil na Biblioteca Benedito Leite, o evento conta com diversas atividades, incluindo um bate-papo com as escritoras maranhenses Francinete Braga e Martha Reis.

A diretora da BPBL e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento, explicou que o evento é gratuito e aberto à comunidade. “É um evento voltado para o público infantil, especialmente para crianças de 6 anos a 12 anos. Foi realizado um agendamento com escolas públicas e particulares, mas a comunidade pode participar sem a necessidade de agendamento, pais e mães podem trazer seus filhos”, destacou.

No primeiro dia do evento, nesta terça-feira, as atividades começam às 14h, com uma apresentação do grupo O Mundo Fantástico, que de forma teatralizada cantou histórias e lendas maranhenses, além de alguns clássicos da literatura infantil. O dia 18 foi escolhido como abertura do evento por conta do nascimento de Monteiro Lobato (18 de abril de 1882), que marca o Dia Nacional do Livro Infantil.

Todos os dias do evento contarão com exposição bibliográfica e roda de leitura. Durante esses momentos, as crianças terão uma interação maior com o acervo de 9 mil livros da Biblioteca Infantil Viriato Corrêa, que é um espaço da BPBL. Com a exposição, os pequenos poderão escolher livremente um título para lerem. Já na roda de conversa, serão trabalhados títulos dos homenageados, que são o escritor brasileiro Monteiro Lobato e o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (ícone da literatura infantil mundial), nascido no dia 2 de abril de 1805, e que marca o Dia Internacional do Livro Infantil.

“O evento contará com obras desses dois autores homenageados e também farremos a exposição de autores de literatura infantil com um destaque muito especial de autores maranhenses. Nessa programação, nós convidamos as escritoras Francinete Braga e Martha Reis, que são escritoras maranhenses e têm seus livros na Biblioteca Pública Benedito Leite e também nas bibliotecas públicas municipais e nos Faróis do Saber”, explicou a diretora Aline Nascimento.

Francinete Braga é autora do livro “As Aventuras de Pedrinho e de sua Turma no Jardim dos Sonhos”, e Martha Reis é autora do livro “Conhecendo Divertidamente os Sabores do Maranhão”, entre outras obras. O público terá a oportunidade de conversar com a escritora Francinete Braga na tarde de quarta-feira (19) e com Martha Reis na tarde de quinta-feira (20).

Outra ação importante durante o Lendo a Literatura Infantil na Biblioteca Benedito Leite é a visita guiada por todos os espaços da biblioteca. “É fundamental para as crianças conhecerem a biblioteca como um todo, elas conhecerão todos os espaços, as obras raras e também os serviços que a biblioteca oferece. Então é de suma importância esse momento para que as crianças e quem as estiver acompanhando conheçam a biblioteca e desenvolvam um sentimento de pertencimento”, destacou a diretora.

O secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, ressaltou a importância do evento para incentivo à leitura junto ao público infantil. “A família deve incentivar a leitura, mas quando temos equipamentos culturais que trabalham a leitura, a contação de histórias, todo esse universo, como é o caso da Biblioteca Benedito Leite, nós ajudamos também a preparar esses leitores para o mundo. E lembrando que o evento é para pais também. Todos se sintam convidados a embarcar no mundo da leitura”, declarou Paulo Victor.

Mês da Literatura Infantil

Abril é considerado o Mês da Literatura Infantil e por conta disso a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) está realizando uma série de atividades a cada semana. Várias datas importantes são celebradas neste mês: o Dia Nacional do Sistema Braille, no dia 8; o Dia Nacional da Biblioteca, no dia 9; o Dia Internacional do Livro Infantil, no dia 18 e que marca o aniversário do escritor brasileiro Monteiro Lobato; e o Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 18 e que marca o aniversário de Monteiro Lobato.

A diretora Aline Nascimento ressaltou o trabalho desenvolvido durante esse período. “A leitura é um hábito criativo e de construção de ideias e de sentido e quanto mais cedo trabalhar essa leitura será melhor. Por isso é tão importante trabalhar a literatura com as crianças e é isso que a gente faz através das várias ações e projetos da biblioteca. Este mês oferecemos inúmeras atividades ofertando os livros de forma prazerosa e a biblioteca como esse espaço de construção de ideias, do contato familiar, pois os pais podem vir também. Esse é o nosso objetivo, incentivar a leitura para formar uma sociedade leitora”, pontuou.

Investimentos

O Governo do Estado tem realizado uma série de investimentos a partir do Sistema Estadual de Bibliotecas, desde a renovação de acervo, apoio a bibliotecas municipais, revitalização dos Faróis Saber, dentre outras ações.

“É necessário que essas políticas públicas aconteçam para que as pessoas possam ter acesso ao conhecimento e à informação, principalmente, pela leitura, incluindo o acesso ao livro literário, para que crianças comecem a entender o texto e criar a própria opinião. Uma criança que aprende a interpretar um livro literário, ela terá facilidade com matemática, física, química, biologia, ela entenderá os porquês”, frisou a diretora Aline Nascimento.

Programação do Lendo a Literatura Infantil na Biblioteca Benedito Leite

TERÇA (Dia 18):

Tarde
Exposição Bibliográfica
Roda de Leitura
Passeio pela Biblioteca
Histórias cantadas com o Mundo Fantástico

QUARTA (Dia 19):

Manhã
Acolhimento
Exposição Bibliográfica
Roda de Leitura
Passeio pela Biblioteca
Contação de História
Cineminha

Tarde
Acolhimento
Exposição Bibliográfica
Roda de Leitura
Passeio pela Biblioteca
Conversando com a escritora Francinete Braga

QUINTA (Dia 20):

Manhã
Acolhimento
Exposição Bibliográfica
Roda de Leitura
Passeio pela Biblioteca
Contação de História
Cineminha

Tarde
Acolhimento
Exposição Bibliográfica
Roda de Leitura
Visita Guiada
Conversando com a escritora Martha Reis
Contação de História
Encerramento