O bloco foi fundado em 20 de maio de 2009, a partir de uma reunião de agonjaís e vodunsis do Ilê Ashé Ogum Sogbô, no bairro da Liberdade, com o objetivo de divulgar a religiosidade africana, abrilhantando ainda mais o carnaval de rua de São Luís, através do toque do afoxé/ijexá em homenagem as entidades cultuadas no Tambor de Mina.
O bloco se tornou um elemento cultural da valorização da religião de matriz africana e do pertencimento as divindades como voduns, orixás, encantados e caboclos, mostrando a força das casas de culto afro na perspectiva de romper com o preconceito, racismo e intolerância religiosa.
O bloco afro Abiyéyé Maylô é o único dos 10(dez) blocos existentes em São Luís que pertence e foi criado dentro de uma casa de axé, o Ilê Ashé Ogum Sogbô, a mais de 30 anos comandada pelo babalorixá Airton Gouveia.
No carnaval de 2020 o bloco estará se apresentando com o seguinte tema: “Atotô! Jí Gbe Rhô Sakpatá! O Abiyéyé Maylô exalta o Rei da Terra”
08 fev, 17h – Bloco Os Comunas – Praça Nauro Machado
09 fev, 09h – Feirinha São Luís09 fev, 16h – Beco do Gavião – Madre Deus
21 fev, 19h – Abertura do carnaval da Passarela do Samba23 fev, 15h – Banho de axé – Circuito Beira – Mar25 fev, 19h20- Passarela do Samba