O bloco tradicional Os Foliões, um dos mais engajados do Carnaval do Maranhão, apresentará, no circuito de rua, o tema “Halloween, Doces ou Travessuras?”. A agremiação, que está na concentração para mostrar a beleza de suas fantasias e adereços, fará uma sátira à realidade da folia momesca maranhense, “cheia de incertezas, descaso e invasão de artistas de fora, que não passam em editais e ganham mais que os grupos locais”, segundo o produtor cultural e coordenador do bloco, William Moraes Corrêa.
Todos os anos, Os Foliões trabalham com um tema específico e homenagens. “Já fizemos a festa com os guerreiros africanos, o dragão, as peças do tabuleiro de xadrez, os personagens do boi-bumbá e do bumba meu boi, a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo e por aí vai”, recordou William Corrêa.
Em 2018, o bloco conquistou o Prêmio Culturas Populares, do Ministério da Cultura, e o Troféu Qualidade e Excelência Cultural do Brasil, da Associação Brasileira de Liderança (SP). Em ano, o grupo planeja se apresentar na Argentina e em São Paulo. Além do bloco tradicional, Os Foliões apresentarão novamente o musical infantil “Histórias de Minha Terra”, além da Banda Foliões, do Trio Folia e do bloco de marchinhas Turma da Folia.
“Além dos espetáculos carnavalescos, nós produzimos, ainda, o show ‘Folias Juninas’ e a Dança Portuguesa Raízes de Portugal, além de números teatrais infantis, hora do conto, salas de leitura e o Reisado Folias de Natal.
William Corrêa] enfatizou que o bloco já representou o Brasil em festivais pelas Américas e Europa. Em 2018, iniciou intercâmbio com os bois Caprichoso e Garantido, do Estado do Amazonas, que foram homenageados no Carnaval de São Luís. Ano passado, conquistou a todos trazendo como tema a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Entre os próximos projetos, estão programas em rede social e lançamentos literários.
Fonte: Caderno Alternativo – Jornal O Estado do Maranhão – 01 de fevereiro de 2020

