Nesta sexta-feira, (10), às 20 horas, acontecerá o batismo do já tradicional Boi Pirilampo. O local escolhido para o ato de celebração é a Avenida 10, S/N, localizado no terceiro conjunto Cohab-Anil. Para a festa os padrinhos Osmar Filho e Samya Rocha estão convidando a população ludovicense, notadamente o segmento ligado a cultura popular, como cantadores, brincantes de bumba-meu-boi e demais pessoas com relação a outras manifestações culturais.
Quando as fadas harmonia e claridade, enfeitiçada por um sarau de menestréis, numa destas noites feiticeiras, que acontecem apenas em lugares mágicos como nesta ilha de toadas, ao se aproximaram, verificaram que os participantes estavam tocados pela emoção e tangidos etilicamente, ainda assim, pensaram, merecem castigo? Como fazê-lo? Já sei disse há harmonia, para a atenta claridade, vamos castiga-los, não estes castigos de sofrer, mas dos castigos do amor, dos que somente dão prazer. No calendário da eternidade não foi marcado o encontro, no calendário dos viventes, era o ano de 1996, e o mês era o de julho.
Assim, reprimidos do castigo de todo ano, por devoção e amor, cantarem aqueles e novos cantos de encantar, para a legrar os santos festeiros,Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal e os milhares de humanos, que nestas noites de encantaria, organizados em arraias dão vida as noites desta ilha do amor.
Para atender a este doce pecado de amor, aqueles artistas, incontinentes, resolvem criar o BoiPirilampo, que nasce para brilhar, igual ao seu homônimo da natureza, que na sua pequenez torna-se imenso diante do todo de escuridão. E assim, ano após ano, num ritual de amor e tradição, faça chuva ou faça sol, com as tripas, o fígado, os neurônios, mas, sobretudo com o coração o espetáculo de luz se renova e se recria para ser a mesma e inesgotável fonte de encantaria e prazer fiéis aos reclames das fadas.
Neste ano dos santos de 2016, quando contamos vinte anos do primeiro concerto, somos todos, músicos, percursionistas, cantores, compositores e bailarinos, instados a remontarmos, mais uma vez para nosso deleite e de milhões ao redor do globo o espetáculo junino em alusão a nossas tradições e nem querências. Neste ano, a exemplo dos anteriores faremos alusão ao fenômeno natural conhecido como Arco íris que enfeita e encanta nos casamentos da raposa.
O espetáculo que se intitula “Festejos de Pirilampo” tem sua fundamentação na tríade- cores-, som e encantaria. Com este show o Pirilampo pretende, e para nós e justo ter pretensão, encher seu coração de alegria e encantamento nas noites de São João para fazer de você um ser de luz, posto que se é Pirilampo é para brilhar.
HISTÓRIA – O boi pirilampo, nestes vinte anos, gravou dezesseis Cds e um DVD, visitou quase a totalidade dos municípios Maranhenses, realizou espetáculos em todas as capitais e sentou praça em toda América Latina e Paris. Currículo que você haverá de concordar enche- nos de alegria e prazer.
As primeiras manifestações de Bênção dos batalhões remontam a igreja de São João, sob a direção do padre Marcos Passerini, na década de 70 e início de 80. Por vinte anos estamos fazendo deste ato de fé motivação para a temporada junina. Este ano, por superposição de agendas, o ato não será celebrado na porta da igreja de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, sendo celebrado na sede da brincadeira, na Avenida 10, s/n, terceiro conjunto da Cohab e será ministrado pelo frei……..da paroquia de Nossa senhora de Nazaré do Cohatrac.