13/06/2024

CÂMARA DE SÃO LUÍS CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO LUDOVICENSE A EUCLIDES MOREIRA NETO

A Câmara Municipal de São Luís concederá o título de São Luís ao Professor Euclides Moreira Neto, no próximo dia 1 de dezembro, em Sessão Solene, que ocorrerá as 14 horas no Plenário Simão Estácio da Silveira do Palácio Pedro Neiva de Santana, localizado na Praia Grande, centro histórico e arquitetônica da capital maranhense.

A proposição da outorga do Título de São Luís ao Professor Euclides Moreira Neto foi do vereador Raimundo Penha, conforme rege o Decreto Legislativo nº 15/2022. Falando sobre essa homenagem o Professor Euclides afirmou que se sente muito honrado e agradecido ao poder legislativo municipal por esse reconhecimento, que para ele, foi construído a partir das lutas e sonhos dos praticantes do campo cultural e acadêmico de nossa terra.

              QUEM É EUCLIDES MOREIRA?

Euclides Barbosa Moreira Neto nasceu em 13 de abril de 1957, na cidade de Cururupu-MA. No momento está a cursar doutoramento no Programa de Pós-Graduação em “Comunicação, Linguagens e Cultura”, na UNAMA – Universidade da Amazônia, sendo seu objeto de investigação os “Blocos Tradicionais do Maranhão”, manifestação cultural do ciclo carnavalesco. Sua formação educacional e acadêmica ocorreu em Instituições de Ensino Público e atualmente é professor universitário, lotado no Curso de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão.

Graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, na UFMA (1976-1979), tem dois cursos de Especialização: Teoria e Prática em Jornalismo, ministrado na UFMA (1981-1982), e Planejamento da Comunicação, na Universidade Federal de Minas Gerais, em convênio com a Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação Friedrich Ebert da República Federal da Alemanha, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa da Comunicação – ABPEC com o Centro Internacional de Studios Superiores de Comunicación para a América Lati na – CIESPAL (1982), Mestrado em Comunicação, viabilizado por meio de convênio firmado entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Maranhão e Universidade Virtual do Maranhão – (2009-2011); exerceu a função de “Conselheiro” do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (1991- 1994 e 2007-2008); reorganizou e presidiu o Conselho Municipal de Cultura de São Luís (2009-2012).

Ao longo de sua carreira como docente, sempre se envolveu com a área de extensão e cultura, desenvolvendo atividades em todas as áreas de expressões artísticas, principalmente na área audiovisual. A nível administrativo na UFMA, foi Coordenador do Núcleo de Atividades Visuais do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, além de Diretor daquele Departamento (CD4) por 12 anos consecutivos (1996-2008). Atualmente é o Diretor Geral da Rádio Universidade FM, órgão vinculado à Fundação Sousândrade e a UFMA.

Sua intensa ação desenvolvida na área cultural na capital maranhense o levou a atuar como produtor cultural, ator, crítico de arte e cineasta. Na atividade audiovisual, dirigiu e produziu vários filmes, obtendo diversas premiações em festivais de cinema e vídeo pelo Brasil, destacando-se os filmes Mutações, Colonos clandestinos, Bom Jesus, A greve da meia passagem, Alegre Amargor, Feições, Mamucabo, Periquito sujo, Jardins suspensos, e o vídeo O lavrador de palavras.

No quadriênio 2009-2012, foi Presidente da Fundação Municipal de Cultura, órgão vinculado à estrutura da Prefeitura de São Luís. No ano de 2012 recebeu do Governo do Estado do Maranhão o título de Comendador, considerando os bons serviços prestados à cultura maranhense. Como integrante da comunidade universitária, tem se dedicado a pesquisar a atuação das manifestações culturais “reggae” e “carnaval”, no meio cultural maranhense.

OBRAS LITERÁRIAS DO AUTOR:

· Primórdios do Cinema em São Luiz. São Luís: DAC/UFMA, 1977 (Pesquisa acadêmica);

· O Cinema dos anos 70 no Maranhão. São Luís: DAC/UFMA, 1980 (Pesquisa acadêmica);

· Sistema de Comunicação na Capital Maranhense in Jornalismo no Brasil Contemporâneo. São Paulo: DJE/ECA/USP, 1984, pp. 53-66. (Artigo em Coletânea);

· O Poder Simbólico das Radiolas de Reggae na Cultura Maranhense. Niterói: MINTER UFF/UFMA/UNIVIMA, 2011 (Dissertação de Mestrado);

· Reggae e Poder: radiolas e simbolismo na cultura maranhense; in Crítica de Mídia e a Tessitura da Mediação. São Luís: EDUFMA, 2012, pp. 45-75. (Artigo em Coletânea);

· Quando a Purpurina não Reluz. São Luís: Gráfica Minerva, 2013 (Estudo de Caso/Depoimento);

· Reverberando Pedras. São Luís: CCSo/UFMA, 2014 (à publicar);

· Maria por Maria ou A Saga da Besta Fera nos Porões do Cárcere e da Ditadura. São Luís: Editora Engenho/SECTI, 2015 (Entrevista/ Análise);

· O “Vai querer” dos Blocos Tradicionais. São Luís: EDUFMA, 2016 (Estudo de Caso e Análise do INRC dos BTMs);

· Ajuntamento de Memórias. São Luís: EDUFMA, 2016 (Entrevista/ Análise);

· Provocações do Cotidiano. São Luís: EDUFMA, 2016 (Artigos e Crônicas);

· Gardênia: Flor de Lapela. São Luís: EDUFMA, 2016 (Entrevista/Depoimento);

· Guarnecendo Memórias. São Luís: EDUFMA, 2017 (Estudo de Caso/Depoimentos);

. Interações Comunitárias. São Luís: EDUFMA, 2019 (Crônicas);

. Travessia na Pandemia. São Luís: EDUFMA, 2021 (Crônicas);

· Memórias (En)Cantadas. São Luís: EDUFMA, 2021 (Estudo de Caso/Depoimentos);

. Reminiscências do Cinema Maranhense. São Luís: DCSo/UFMA, 2022 (Estudo de Caso/Depoimentos); e

. Reminiscências do Coral São João no Baú Memorial de Nerine Lobão. São Luís: EDUFMA, 2022 (Estudo de Caso/Depoimentos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.