20/04/2024
Sem categoria

Câmara de São Luís deverá debater mudanças no sistema político do país

Astro de Ogum recebeu a visita do deputado Waldir Maranhão e falou sobre projetos.
Carla Lima.

Waldir Maranhão, com Astro de Ogum, Pavão Filho

A reforma política será debatida também na Câmara Municipal de São Luís. Foi o que acordaram o presidente do Legislativo de São Luís, vereador Astro de Ogum (PMN), e o presidente em exercício da Câmara Federal, deputado Waldir Maranhão (PP), durante reunião ocorrida ontem. Os parlamentares conversaram ainda sobre as futuras instalações da Câmara dos vereadores.
A previsão é de que representantes da comissão espacial que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma Política venham a São Luís para um seminário na Câmara dos Vereadores. O objetivo é que os deputados federais ouçam as opiniões dos vereadores e também expliquem aos parlamentares como tramita a proposição que poderá mudar o sistema eleitoral brasileiro.

A ideia de fazer o seminário será analisado pelo presidente da Câmara Federal, que entrará em contato com o coordenador da comissão especial, deputado Esperidião Amin (PP-SC), para que uma data seja definida.
“Irei definir uma data com o coordenador da Reforma Política, deputado federal Esperidião Amim [PP/SC], e tão logo tenha essa reposta, agendaremos a realização do encontro”, disse Waldir Maranhão.
O presidente da Câmara deverá também entrar em contato com os dois deputados maranhenses que fazem parte da comissão especial que analisa a reforma política, Pedro Fernandes (PTB) e Victor Emendes (PV).
Já o presidente Astro de Ogum se comprometeu a convidar os presidentes das câmaras dos 216 municípios maranhenses para juntos com São Luís participarem do seminário, que entre os temas mais polêmicos estão o financiamento público de campanha, o fim da proporcionalidade para eleição de vereadores e deputados, o fim da reeleição e a coincidência das eleições municipais com as eleições estaduais e federal a partir de 2016.
Mais
Astro de Ogum destacou a importância para o Maranhão de ter um deputado do estado que seja vice-presidente da Câmara dFederal. Segundo ele, o momento é ímpar. “Este é um momento ímpar na política nacional e local, pois pela primeira vez na história temos um maranhense, o deputado federal Waldir Maranhão, mesmo em exercício, assumindo o cargo de presidente da Câmara dos Deputados, e recebê-lo em nossa Casa é um motivo de alegria e satisfação”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.