19/04/2024
Sem categoria

Castelo e Roseana juntos na Passarela do Samba no defile das escolas de samba de domingo gordo de carnaval

O prefeito de São Luís, João Castelo, acompanhou o desfile das escolas de samba da capital, na Passarela do Anel Viário, e destacou a criatividade e beleza exibidas pelas agremiações. “A Prefeitura tem buscado todos os anos oferecer aos ludovicenses e aos turistas a oportunidade de brincarem e reviverem os grandes carnavais da cidade, um Carnaval alegre, bonito e tranquilo”, frisou.

A convite do prefeito João Castelo, a governadora do Estado, Roseana Sarney, também assistiu ao desfile do camarote oficial da Prefeitura de São Luís. Acompanhada do marido Jorge Murad, Roseana disse que foi ver de perto a apresentação das escolas de samba. “Está tudo bonito, muita luz, brilho e fantasia na avenida. Todas as escolas estão de parabéns”, disse ao destacar a iniciativa da Prefeitura em liberar as arquibancadas para a população prestigiar a festa.

Presente também na Passarela do Samba a convite do prefeito, o primeiro ministro do Estado de Lázio, na Itália, Gilberto Casciani, também se encantou com a criatividade e alegria exibida na avenida pelas escolas de samba. “Gostei muito do jeito alegre e criativo dos passistas e da energia positiva que todos mostram nos desfiles. É contagiante”, destacou o italiano.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, exaltou o esforço do prefeito João Castelo em possibilitar a realização de um dos melhores carnavais na Passarela do Samba. “O objetivo é proporcionar ao folião da cidade e aos turistas a oportunidade de participar, ativamente, da programação carnavalesca na capital, tudo com muita organização, disciplina e segurança”, enfatizou.

Também presentes no camarote oficial o carnavalesco Joãozinho Trinta, os empresários Fernando e Teresa Sarney, o deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB), os vereadores Isaías Pereirinha (PSL), José Joaquim (PSDB), Ivaldo Rodrigues (PDT), Astro de Ogum (PMN), os secretários municipais de Turismo, Liviomar Macatrão; de Comunicação, Edwin Jinkings; de Saúde, Gutemberg Araújo; de Planejamento e Desenvolvimento, Maria do Amparo; da Criança e Assistência Social, Roseli Ramos; de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães; de Urbanismo e Habitação, Domingos Brito, além de assessores e auxiliares.

O carnavalesco Joãozinho Trinta, que acompanhou o desfile de todas as escolas de samba, também destacou a criatividade das agremiações na Passarela. “É um momento ímpar, uma emoção muito grande. Sempre gostei do Carnaval de São Luís; confesso que fiquei bastante contagiado. É uma bela iniciativa da Prefeitura oferecer esse espetáculo para o povo da nossa querida cidade”, frisou.

Com as arquibancadas cobertas liberadas pelo prefeito durante todo o período momesco, a Passarela do Samba revive os grandes carnavais de São Luís com a presença forte do público, que lota os espaços da avenida. A presença da Corte de Momo, composta pelo rei Momo Cadu Rodrigues, pela rainha Paula Matias e pelas 1ª princesa, Thays Travassos, e 2ª princesa, Marlete Soares, abrilhantou a festa.

A iniciativa da Prefeitura em liberar as arquibancadas da Passarela agradou os foliões. A medida possibilitou, por exemplo, que a dona-de-casa, Francisca do Carmo, moradora da Cohab, pudesse assistir, pela primeira vez, ao desfile das escolas. “Não podia pagar o ingresso. Agora vou poder brincar feliz e torcer por minha escola de samba favorita”, disse.

“Qualquer festa que prestigie a nossa rica cultura, como por exemplo, o Carnaval, terá nosso total apoio, pois o nosso compromisso é com o povo, e não tem coisa melhor do que vê-lo feliz e em paz”, assinalou Castelo.

Passarela do Samba – O primeiro dia de desfiles das cinco escolas de samba levou à Passarela do Samba um tom todo especial ao Carnaval maranhense com fantasias luxuosas, inovadoras e instrumentos de percussão que apenas são vistos em São Luís, empolgando passistas e foliões. Mas, antes das escolas entrarem na Passarela, os blocos Afros Aruanda, Garotinhos Beleza, Ominirá e Afro Juremê fizeram bonito na avenida.

A escola “Túnel do Sacavém” fez a abertura dos desfiles na Passarela do Samba, no Anel Viário. Fundada em 1997, a agremiação trouxe para o Carnaval o enredo “Madre Deus e seus poetas entre festejos e festanças”, uma homenagem à madre divina de todos os ritmos e danças. Entre os destaques, o abre-alas com seus integrantes vestidos de índios e a ala dos Fuzileiros da Fuzarca, mais antiga turma de samba de São Luís.

Em seguida, veio a escola “Unidos de Ribamar”. Com dois mil componentes e três carros alegóricos, a agremiação levou para a avenida o enredo “Piuí-piuí de São Luís a Carajás, no vai e vem do leva e traz”, que falou dos 25 anos do trem de passageiros que faz a linha São Luís/Carajás.

A “Turma de Mangueira”, do bairro do João Paulo, foi a terceira escola a desfilar. Com o enredo “A mangueira na nossa melhor idade”, a mais antiga escola de São Luís contou a história da chegada dos portugueses à ilha e narrou a origem do samba na capital maranhense.

Tal qual como a escola de samba do Rio de Janeiro, a Turma de Mangueira trouxe nas fantasias dos seus três mil componentes as cores verde e rosa, chamando a atenção o carro que levava a réplica de um castelo de ilusões e fantasias.

A Turma do Quinto, penúltima a desfilar, veio para a avenida com o enredo “Praia Grande das artes”. Com 1.500 componentes, quatro carros alegóricos e 16 alas, ela fez uma viagem pela cidade histórica. Na comissão de frente, belos efeitos visuais e nas demais alas luxo e fantasias ousadas. A coreografia, o brilho e o desempenho da bateria também impressionaram.

Encerrando a noite, desfilou a Favela do Samba com o enredo “O boi é festa”. Com muito luxo e glamour, a agremiação fez uma viagem de volta no tempo para falar do bumba-meu-boi, animal escolhido pelos deuses para representar força, fartura e prosperidade, adorado e reverenciado por diversos povos do mundo. A agremiação fez uma homenagem à figura do bumba-meu-boi maranhense, seus sotaques, riquezas e belezas.

Nesta terça-feira (08), a folia começa a partir das 16h com a apresentação do show do grupo Regional 310. A partir das 18h, continua com o desfile de Alegorias de Rua e às 19h haverá o desfile dos Blocos Organizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.