22/02/2024

Ceprama sedia 5ª Caravana Federativa

Os serviços de manutenção e requalificação do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama) estão em fase de conclusão. Pintura e limpeza do prédio da antiga fábrica e da área externa têm por finalidade preparar o local para sediar a 5ª Caravana Federativa, do Governo Federal, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), assim como beneficiar os artesãos que trabalham no galpão continuamente. Na tarde desta terça-feira (21), a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, vistoriou o Ceprama, em São Luís, para acompanhar de perto as melhorias.

“Os preparativos para recepcionar a comitiva de Brasília, dentro do nosso espaço dedicado ao turismo maranhense e à cultura popular, também representam o cuidado com o local de trabalho dos artesãos maranhenses. Uma das nossas grandes prioridades é investir no Ceprama e este é só o início. Sediar um evento federal de tamanha relevância pública diz muito sobre a razão existencial do lugar que queremos manter sempre de portas abertas e com intensa atividade”, pontuou Socorro Araújo, que planeja outras ações.

No prédio principal, os boxes do artesanato deram lugar à montagem da estrutura de auditórios e estandes para os dois dias. Fachada, paredes internas, escadas e portais estão sendo revitalizados. Os artesãos alocados, temporariamente, no salão da área administrativa, também vão participar do evento com espaços exclusivos para a venda de peças autenticamente maranhenses.

Para Jorge Beckman, diretor geral do Ceprama, “receber o evento de tamanha envergadura é uma honra, significa que o Ceprama está sendo ainda mais visto e valorizado, nacionalmente, por toda a sua história”, avaliou.

Carlos Martins, coordenador estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), considera que há um fortalecimento do Ceprama. “Nosso prédio amplo une a história do apogeu da indústria têxtil em São Luís e a representatividade da nossa produção artesanal. Portanto, arte, história e eventos desse porte nos transformam para melhor”.

A Caravana Federativa é promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, em parceria com o Governo do Estado e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Além do local que sediará o evento e de estandes de venda do artesanato, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) vai dispor de balcão do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Nele, os visitantes poderão obter informações sobre os principais roteiros turísticos do Estado.

Caravana Federativa

A Caravana Federativa é uma ação do Governo Federal para atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso aos diversos serviços oferecidos pela União. Representantes de mais de 30 ministérios e outros órgãos debaterão com gestores públicos, prefeitos e equipes técnicas, iniciativas que visam alavancar o desenvolvimento do estado. Outras edições ocorreram na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, e esta, no Maranhão, havia sido anunciada pelo governador Carlos Brandão desde o final do mês passado.

Ceprama

Este ano, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais comemorou 34 anos de existência. Mas as paredes e estrutura, com mais de 3 mil m², são do final do século 19, das antigas instalações da Companhia de Fiação e Tecelagem de Cânhamo. Hoje, o Ceprama é referência no escoamento da produção artesanal, e ainda, palco de apresentações do São João, Carnaval e outros eventos.