Fim da equipe de esportes da Mais FM
Outra vez acaba a equipe de esportes da Rádio Mais FM. Segundo o coordenador, o radialista Gil Porto (foto), a crise que assola o setor de comunicação pesou forte e o motivou a desfazer a equipe. Com isso ficaram sem prefixo os seguintes profissionais, ele, Gil Porto; Galvão Santana; Haroldo Silva; Fábio Barros; Alex Lourenço; Igor Leonardo; Miguel Chaves; entre outros.
Papete na Cidade Universitária
O álbum do cantor Papete “Sr. José de Ribamar & Outras Praias”, é tema do programa Música Nova desta terça-feira (24). O disco, que foi gravado entre março e maio deste ano (2013), contou com a participação de músicos maranhenses e paulistanos. Para dar seu toque rítmico ao trabalho, Papete fez questão de tocar bateria em todas as faixas.O Programa Música Nova vai ao ar terça-feira (25), às 20h, com apresentação de André Damas, pesquisa musical de Maud Rebelo e produção de Vítor Rodrigues.
Educadora na cobertura do Arraial da Vila Palmeira
A festa de cores e ritmos da nossa rica diversidade cultural prossegue nesta terça-feira em vários Arraias espalhados pela Ilha de todos os ritmos. Já com a grade programação do governo do Estado, o Parque Folclórico da Vila Palmeira tem conseguindo atrair muita gente. E é o único que tem total cobertura da Rádio Educadora, sob o comando da comunicadora Helena Leite, reportagens de Joel Jacintho, Juarez Sousa (foto) na retaguarda conta com os trabalhos Nonato Silva (Zé Carioca), Gilson Araújo e Sérgio Soares.
“O mestre de Maracanã”
A história do cantador maranhense Humberto Barbosa Mendes, mais conhecido como Humberto de Maracanã, vai virar documentário na série Visceral Brasil – As Veias Abertas da Música, uma parceria da produtora gaúcha Joner Produções com a Plural Filmes, do Rio de Janeiro. O documentário será exibido na TV Brasil no primeiro semestre de 2014.
Aos 75 anos e pai de 22 filhos, Humberto de Maracanã integrará o projeto ao lado de personalidades como o músico, escritor, compositor, poeta, cordelista, ator e cantador baiano Antônio Ribeiro da Conceição (o Bule Bule) e também da paraibana Zabé da Loca. Foram convidados ainda o sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixos, os paraenses Dona Onete, Mestre Laurentino e Mestre Vieira da Guitarrada, além dos baianos do grupo Zambiapunga.
___________________________
PULANDO A FOGUEIRA
A semana começou com mais uma perda no jornalismo maranhense, com o falecimento do escriba e poeta José Reinaldo Barros, 54, responsável pela Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Maranhão.
No roteiro da mídia, além das atenções voltadas para a semifinal da Copa das Confederações, dois eventos para fazer cobertura: no amanhecer de sábado, 29 de junho, encontro de bumba meu boi e procissão de São Pedro. E uma multidão para acompanhar o Encontro de São Marçal, dia 30, domingo, no João Paulo. Preparem as baterias.
Vão continuar as manifestações cercadas de protestos. Já tem uma marcada para hoje, terça-feira (25), oriunda dos movimentos da periferia da cidade. Concentração na Praça Deodoro.
Uma pedra no caminho da nossa seleção. Brasil enfrenta o Uruguai nesta quarta-feira (26). Não pode ter reprise de 1950.
No quesito Copa das Confederações, o que esta inexpressiva seleção do Taiti veio fazer no Brasil?
Matracas, pandeirões, orquestras, entre outros sotaques, ecoam pelos Arraias da cidade. Com medo da violência que assola na Ilha , muita gente só fica de longe (em casa) a escutar as toadas. E não estão querendo de jeito nenhum ir para as ruas.
joeljacintho@yahoo.com.br / twitter@joeljacinth