24/02/2024
Sem categoria

Cortejo de bois de orquestra percorre ruas do Centro nesta segunda, 24 de junho , dia de São João

Realizado há seis anos, o Clarins da Ilha reunirá este ano seis grupos em sotaque de orquestra para benção na Igreja de São João
Foto
Nesta segunda-feira, (24), em homenagem ao dia de São João, um cortejo de grupos de Bumba-meu-boi, em sotaque de orquestra, após receber as bênçãos na Igreja de São João, cruzará o Centro em direção ao Arraial da Praça Maria Aragão. O evento conhecido como “Clarins da Ilha” é realizado há seis anos consecutivos e já virou tradição.
A partir das 19h, os grupos se reúnem em frente à igreja onde será realizada uma cerimônia simbólica para o batizado de todos os miolos de bois presentes. Logo em seguida, os grupos seguirão em cortejo pelas ruas do centro, passando pelas ruas da Paz e 13 de maio, até chegar ao Terreiro da Maria, na Praça Maria Aragão, onde todos os seis grupos se apresentarão, fazendo uma grande festa até à meia noite.
Foto
Participarão do evento, os grupos de Bumba-meu-boi: da Ilha, Brilho da Juventude, Encanto da Ilha, Mirantes da Ilha, Redenção e Trono de Ouro. Durante todo o percurso, os grupos cantarão as toadas marcantes com os instrumentos característicos do sotaque de orquestra: metais, banjos e maracás, acompanhados das índias e vaqueiros, que reproduzirão suas danças coreografadas no meio da rua.
 Enquanto isso, no palco da Maria Aragão, a festa começa a partir das 19 horas com a apresentação do Tambor de Crioula Santa Fé, seguido da Dança Portuguesa Império de Lisboa. Já às 21h, sobe ao palco o cantor Adão Camilo, que recepcionará o cortejo de Bois ao som dos ritmos e sotaques da cultura popular maranhense. No Barracão do Forró, o arrasta-pé começa às 20h, com o grupo Xote e Baião, seguido de Marinaldo do Forró, a partir das 22h.
Confira a programação desta segunda-feira (24):
19h – Tambor de Crioula Santa Fé
20h – Dança Portuguesa Império de Lisboa (Maiobão)
21h – Show com Adão Camilo
22h – Clarins da Ilha – com os grupos de Bumba-meu-boi: da Ilha, Brilho da Juventude, Encanto da Ilha, Mirantes da Ilha, Redenção e Trono de Ouro.
Barracão do Forró
20h – Xote e Baião
22h – Marinaldo do Forró

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.