O primeiro cortejo junino organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), movimentou o Centro Histórico de São Luís, na tarde desta sexta-feira (10). Os grupos folclóricos se concentraram na Praça Deodoro e, ao som das orquestras, invadiram a Rua Grande com os brincantes executando suas coreografias.
As manifestações, entre as quais os bois de Nina Rodrigues, Novilho Branco, de Leonardo e do Brilho da Lua, quebraram a rotina no Centro Comercial, atraíram a atenção de lojistas e consumidores.
Alguns integrantes de manifestações estavam estreando no cortejo. “É o nosso primeiro ano nessa festa no meio da rua. Para nós, é um prazer participar e ficamos muito honrados pelo convite”, disse Leonardo Sousa, vice-presidente do Boi Brilho da Lua.
A temporada junina promovido pelo Governo do Estado terá início no dia 17 e se estenderá até 29 de junho, em arraiais na Casa do Maranhão, Praça Nauro Machado, Canto da Cultura, Ceprama, Praça da Saudade, Estiva, Parque Folclórico da Vila Palmeira e nos Vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, João Paulo, Liberdade e Vila Embratel.