12/12/2024
Sem categoria

Dança e música sobre o palco do TAA

Wagner Schwartz
CADERNO ALTERNATIVO- JORNAL O ESTADO DO MA –  Coreógrafo Wagner Schwartz é atração hoje no Conexão Dança, que integra a programação de aniversário do Teatro Arthur Azevedo; Tiago Máci, Regiane Araújo, Tassia Campos e Tutuca também se apresentarão
Música e dança serão as atrações de hoje nas programações do Conexão Dança e de aniversário do Teatro Arthur Azevedo. Sobre o palco do teatro, às 19h, se apresenta o bailarino e coreógrafo radicado na França, Wagner Schwartz com o solo “Piranha”. Com duração de 45 minutos, o espetáculo fala, de forma metafórica, sobre o corpo em estado de reclusão. A seguir se apresentam os cantores maranhenses convidados Tiago Máci, Regiane Araújo, Tassia Campos e Tutuca. A entrada é gratuita.

Wagner Schwartz, que está em São Luís para participar do Conexão Dança, realizou “Piranha” a partir do subsídio do projeto Rumos Itaú Cultural Dança (2009/2010). Em 2012, o espetáculo ganhou da Associação Paulista de Críticos de Arte, o prêmio APCA de Melhor Projeto Artístico naquele ano.
Além de coreógrafo, Wagner Schwartz é performer, linguista e explora em suas montagens os efeitos da migração. Seus projetos têm sido estudado em publicações dentro e fora do Brasil, como no livro “O fazerdizer do corpo: dança e performatividade”, de Jussara Sobreira Setenta, ou “À borda do corpo: inventários da dança contemporânea inacabada”, de Susanne Foellmer.
“Piranha” tem texto e performance de Wagner Schwartz, direção técnica e iluminação de Diego Gonçalves, produção de Gabriela Gonçalves e Núcleo Corpo Rastreado. Além deste espetáculo, Wagner Schwartz apresentará sábado, às 20h, no Teatro João do Vale (Praia Grande), “La Bête” no qual manipula uma réplica de plástico de uma das esculturas da série “Bichos” (1960), de Lygia Clark. O objeto permite a articulação das diferentes partes do seu corpo através de suas dobradiças. Nesta apresentação, o público será convidado a participar.
Ainda como parte da programação de hoje no Conexão Dança, ocorre na Universidade Federal do Maranhão, às 9h, a palestra “Para pensar a dança com dança contemporânea”, com Thereza Rocha. Na ocasião a palestrante, que doutora em artes cênicas que tem como objeto de pesquisa a dança, abordará os desafios enfrentados na contemporaneidade, bem como falará sobre a dança contemporânea como eixo transversal das proposições curriculares.
Conexão
O Conexão Dança prossegue até o dia 7 deste mês com apresentações, residência artística, palestra, oficinas, conversas, videoart e performance, além do conexão hip hop e dança para criança.
Tendo como objetivo estimular trocas e reflexões em torno do conceito de arte contemporânea, especificamente a dança e suas possíveis conexões com outras linguagens o evento não tem caráter competitivo. “Buscamos incentivar a formação, possibilitando a discussão entre teoria e prática apresentando um conjunto de ações direcionadas para artistas da dança, promovendo um espaço de circulação e encontro, perspectivas de criação e pesquisa num universo artístico contemporâneo no que se refere aos procedimentos de investigação de linguagem, sistematização e produção teórica-crítica relacionados a um trabalho continuo de pesquisa, favorecendo ainda o intercâmbio com profissionais de outros estados”, diz Erivelto Viana que é diretor geral e idealizador do projeto que tem o patrocínio da Caixa, realização do Bemdito Coletivo e co-realização do Sesc Maranhão e a Guest House.
Ele conta que a falta de acesso e incentivo a informação sobre o pensar e fazer dança no Maranhão, foram os estímulos para criar o festival. “O conceito do Conexão é discutir o pensamento sobre o corpo, suas possibilidades criativas e também a formação desse artista profissional assumindo o papel de propositor em dança no estado, com foco principalmente no pensamento, pesquisa e a circulação”, observa Erivelto Viana.
Serviço
O quê
Espetáculo de dança e show
Quando
Hoje, às 19h
Onde
Teatro Arthur Azevedo (Centro)
Entrada gratuita
Conexão Dança – Programação de espetáculos
Hoje
Piranha – Wagner Schwartz (19h, Teatro Arthur Azevedo)
Amanhã
Sintética idêntica ao natural – Erivelto Viana (18h, Museu Histórico e Artístico do Maranhão)
Sábado
La Bête – Wagner Schwartz (20h, Teatro João do Vale)
Domingo
Encanta o meu jardim – Rosa Primo (19h, Teatro João do Vale)
Segunda-feira
Ocupa Árvore – Flavia Meireles (19h, Ângelus Novus)
Terça-feira
Desastro – Neto Machado (15h, Teatro Arthur Azevedo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.