14/04/2024
Sem categoria

FUNC promoverá carnaval nas comunidades

Festa de Momo também terá programação em bairros e na zona rural de São Luís nos dias oficiais de folia
Durante os dias de Reinado de Momo, não apenas o Centro de São Luís será palco para a folia, mas os bairros também receberão atrações que integram a programação carnavalesca montada pela Fundação Municipal de Cultura (Func). Entre os dias 9 e 12 de fevereiro, famílias inteiras poderão prestigiar o Carnaval sem sair da sua comunidade.
Mesmo tendo como palco principal a Praça Maria Aragão, a Prefeitura apoiará eventos comunitários nos bairros Anjo da Guarda, Cohab, Cohatrac e também na zona rural. A programação acontecerá das 17h às 23h com infraestrutura de palco, sonorização, iluminação e banheiros químicos, além das atrações culturais.
Integram a programação agremiações como tribos de índio, blocos tradicionais, blocos alternativos, bateria de escolas de samba, blocos afro, tambor de crioula e shows artísticos. “O nosso objetivo é fortalecer as manifestações carnavalescas espalhadas pelos bairros da capital e resgatar esse vínculo comunitário como acontecia na década de 1960, quando as pessoas brincavam o Carnaval na sua própria comunidade”, destaca o presidente da Func, Francisco Gonçalves.
A parceria entre secretarias municipais e órgãos, como a Polícia Militar e a Cemar, garantirá segurança, conforto e o bem-estar do folião durante o Carnaval. Nos pontos em que acontecerão os eventos carnavalescos, haverá o disciplinamento do trânsito, do comércio informal, bem como a limpeza dos logradouros públicos. A Guarda Municipal também estará presente para reforçar a segurança.

Após o Carnaval, a Func e a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) promoverão um seminário para avaliar e planejar o evento do próximo ano, com base em uma política de sustentação das festas carnavalescas, envolvendo todos os atores que compõem a cadeia produtiva, a exemplo das entidades, agremiações carnavalescas, empresários, produtores e poder público..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.