28/05/2024

Dia D Nacional de Vacinação contra a gripe, neste sábado (13)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), abrirá as salas de vacinação das unidades de saúde da rede municipal neste sábado (13), das 8h às 17h, como parte do Dia D, instituído pelo Ministério da Saúde, para a campanha nacional de imunização contra a gripe. O posto de vacinação do São Luís Shopping também estará aberto, das 10h às 16h.

Em São Luís, a Prefeitura iniciou a campanha no dia 23 de março e já foram aplicadas 37.974 doses, mas o Dia D é uma ação para aumentar a adesão. “O funcionamento das salas de vacinação aos sábados favorece as pessoas que não têm tempo de ir aos postos durante a semana, além disso, há um trabalho permanente das equipes de saúde em divulgar a campanha junto à população para estimular a procura pela vacina”, explica a secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri.

A vacina vai estar disponível para o público elegível da campanha, formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade (18 anos ou mais), funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (necessário comprovação), quilombolas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, pessoas em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e portuários podem receber a vacina, que protege contra os principais vírus em circulação no Brasil.

A vacinação contra a influenza é a forma mais eficaz de minimizar a carga do vírus, reduzir os sintomas da gripe, prevenir as complicações decorrentes da doença e evitar internações e óbitos. Para vacinar é necessário apresentar o documento de identidade e o cartão de vacinação.

A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, com grande potencial de transmissão, podendo assumir formas mais graves e até provocar a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.