28/05/2024

Dia Mundial da Reciclagem: Projeto da Equatorial Maranhão garante descontos na conta de energia elétrica

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado nesta sexta-feira (17), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), com o intuito de estimular o descarte consciente dos resíduos produzidos pela população. O Brasil é o 4° país que mais produz lixo no mundo, por isso, iniciativas que promovem o tema são de grande importância para a preservação do meio ambiente.
A Equatorial Maranhão promove, desde 2011, o E+ Reciclagem, um Programa de Eficiência Energética, que tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica. Somente em 2023, a iniciativa arrecadou cerca de 5.100 toneladas de resíduos em seus 12 pontos de reciclagem espalhados por todo o estado, resultando em aproximadamente 256 mil reais de descontos nas contas de energia das famílias maranhenses. O Projeto promove ações de conscientização e preservação ambiental, combatendo os prejuízos causados pelos resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva por meio da conscientização da população.
Rosângela Martins, analista do E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão, pontua a relevância da iniciativa para o âmbito social da região. “O programa é de grande importância, não apenas quando falamos de preservar o meio ambiente, mas também pela contribuição social, pois ao realizar a troca, o cliente tem a oportunidade de ajudar instituições filantrópicas. Para isso, é preciso se dirigir a um dos postos de coleta e trocar os resíduos recicláveis por descontos na conta de energia, sinalizando para qual instituição quer doar. Vale ressaltar que o valor do desconto é proporcional a quantidade de material coletado”, destacou.
A Distribuidora, através do E+ Reciclagem, realizará diversas ações em comemoração ao dia da reciclagem. Os clientes que, nesta sexta-feira (17), comparecerem aos postos com mais de cinco quilos de resíduos para serem trocados, também serão contemplados com um brinde especial. A iniciativa, ocorre em todo o estado e tem como objetivo incentivar o descarte consciente de materiais recicláveis.
Para fazer a troca e garantir os benefícios oferecidos pelo E+ Reciclagem, é necessário levar um documento de identificação oficial com foto, CPF e o número da conta contrato. Em caso de troca de lâmpadas, o cliente deve levar até cinco lâmpadas incandescentes ineficientes, em funcionamento, para trocar por novas de LED.
Resíduos aceitos nos postos do E+ Reciclagem:
• Papel: Livros, revistas, encartes, jornais, papelão, embalagens longa vida (tetra pack);
• Plástico: Pet, plástico duro, plástico filme, pvc, canos e forros;
• Eletrônicos: Celulares, placas eletrônicas, computadores, aparelho de som e televisor;
• Metal: Aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo;
• Vidro: Garrafas, copos, pratos, potes de conserva, embalagens de vidro, embalagens de esmalte.
Conheça os Postos E+ Reciclagem perto de você:
São Luís
Vila Embratel
Endereço: Rua 08, nº 12; próximo a Delegacia do Bairro da Vila Embratel e ao lado da Escola Henrique de La Roque.
Horário: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e Sábado das 8h às 12h.
Posto Guajajaras
Endereço: Av. Guajajaras, 416, Tirirical
Horário: segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 9h às 12h.
Posto COHAB
Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 – Cohab Anil
Horário: segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 9h às 12h.
Lagoa
Endereço: Rua dos Gaviões, s/nº – Ponta D’Areia.
Horário: segunda a sexta das 09h às 12h e 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.
UEMA
Endereço: Cidade Universitária Paulo VI (Campus 1 da Universidade Estadual do Maranhão)
Horário: Segunda a Sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Areinha (Posto Fixo)
Endereço: Avenida Senador Vitorino Freire, nº 2001 (Tribunal Regional do Trabalho)
Horário: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Equatorial Maranhão Sede (Posto Fixo)Endereço: Alameda A, Quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha Altos do Calhau (próximo ao Colégio Upaon Açu).
Horário : segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.