27/05/2024

Docente da UFMA é demitido após denúncias de assédio sexual

Jadir Machado Lessa, que ocupava o cargo de professor do magistério superior, lotado no departamento de Psicologia, foi demitido da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por suspeita de cometer abuso sexual contra três estudantes.

A decisão foi publicada nesta quinta-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU) e foi efetivada pelo reitor Natalino Salgado.

O professor Jadir Machado Lessa estava afastado da UFMA desde abril deste ano após denúncias de assédio e violência física por parte do professor.

Segundo uma das das vítimas, o assédio aconteceu primeiro em tom verbal, depois de forma sexual. A vítima relata que em uma das ocasiões, ela e o professor se reuniram para uma monitoria, numa sala da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti), o professor teria criado um ambiente de terapia, ao que era instigadada a falar sobre a sua vida pessoal e íntima.

Ainda de acordo com a estudante, o professor dizia à ela que a estudante estava ‘presa às tradições e aos costumes sociais cristãos’. “Eu senti que se eu não entendesse o que ele estava me dizendo, eu quem estava falhando enquanto estudante. Que se eu visse problema ou duvidasse, eu quem não seria competente”, disse a discente à época dos fatos.

Ainda na época em que os fatos vieram à tona, a UFMA, por meio de nota, informou que estava tomando as providências legais quanto ao caso.

“A Universidade Federal do Maranhão, em respeito à opinião pública, comunica que, ao tomar conhecimento das denúncias de assédio contra o professor Jadir Machado Lessa, cumpriu a autoridade judicial que ordenou o seu afastamento por 180 dias, assim como todas as providências legais que o caso requer”, cita trecho.

 

Leia a íntegra da portaria publicada no Diário Oficial da União:

“PORTARIA Nº 831, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2022 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, considerando o disposto na Portaria Normativa MEC nº 21, de 30.04.2007, publicada no DOU de 02.05 .2007, considerando o disposto no(s) artigo(s) 132, da Lei 8.112, de 11.12.1990, e em face ao conteúdo no(s) processo(s) 23115.004841/2022-18, resolve: Demitir, do quadro de pessoal desta Universidade, JADIR MACHADO LESSA, matrícula SIAPE 2014351, ocupante do cargo de PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, Classe Classe C – Adjunto, Nível 004, lotado(a) no(a) DEPARTAMENTO DE PSICOLO GIA / CCH , sob o código de vaga nº 921226, por descumprimento do(s) artigo(s) 116, IX e XI, 117, IX, 132, V, da Lei 8112/1990. 2. Declarar vago o cargo acima mencionado. 3.Os efeitos desta Portaria vigoram a partir de sua publicação no Diário Oficial da União.

FONTE:  O Imparcial 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.