14/04/2024

Encerram nesta segunda-feira (3) as inscrições para o curso Técnico em Teatro, no CACEM

Encerram nesta segunda-feira (3) as inscrições para o curso Técnico em Teatro para o segundo semestre de 2023, no Centro de Ensino Profissionalizante de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM), espaço ligado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os candidatos interessados no curso que será oferecido de segunda a sexta-feira, no período da tarde, devem estar devidamente matriculados na 2ª série ou já ter concluído no Ensino Médio.

As inscrições para as 60 vagas devem ser realizadas de forma presencial, das 13h30 até 17h, no Centro de Ensino Benedito Leite (Escola Modelo), localizado na Praça Antônio Lobo, S/N, conforme o item 1 do Edital Nº 13/2023. Os candidatos devem entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida; apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: Cpf, Declaração Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a opção pelo curso trará benefícios como o autoconhecimento e o desenvolvimento do hábito da leitura e da linguagem oral.  “O curso Técnico em Teatro fará com que os estudantes trabalhem em equipe, o que promove a sociabilidade. Não podemos esquecer que o teatro não é apenas lazer, mas também uma oportunidade estimular a criatividade, aumentar o interesse pela leitura, além de aperfeiçoar a dicção. Educação e teatro andam juntos!”, ressaltou Felipe Camarão.

A primeira fase de Interposição de Recursos acontece nos dias 11 e 12 de julho. Após análise dos recursos, haverá a divulgação da relação de candidatos com inscrição deferida no dia 13. A primeira e a segunda etapa de testes acontecem nos dias 26 e 27 de julho, das 8h às 12h e 14h às 18h.  Em 1º de agosto os resultados parciais dos candidatos classificados serão divulgados. Para mais informações, confira o edital disponível no site da Seduc: www.educacao.ma.gov.br.

Técnico em Teatro

O técnico em teatro pode criar e produzir pensamento crítico sobre as relações do artista com o público, dentro da esfera das produções destinadas aos espectadores infantis, juvenis e adultos. Conhecer os mecanismos que envolvem o desenvolvimento artístico e cultural nas produções das artes cênicas na contemporaneidade. Conhecimentos interdisciplinares relacionados aos processos de criação, envolvendo pesquisa, idealização, planejamento, execução técnica, fruição e recepção estética. Competências comunicativas e empreendedoras voltadas à proposição de projetos, ao coletivo, à gestão, à solução de problemas e à resiliência, entre outras competências socioemocionais.