A Semana Nacional do Meio Ambiente ocorre entre 01 a 05 de junho, com o intuito de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente (05.06). Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) há mais de 50 anos, a data busca sensibilizar a sociedade a respeito dos impactos causados no meio ambiente e a preservação dos recursos naturais, além do incentivo para o desenvolvimento sustentável.
Com o objetivo de conscientizar a população durante este período, a Equatorial Maranhão, por meio do projeto E+ Reciclagem, participa de ampla programação. No dia 03, representantes do projeto participaram de uma mesa redonda no palácio Henrique de La Roque, discutindo a importância da semana do meio ambiente para a preservação do planeta. Na quarta-feira (05) teve uma palestra sobre energia verde no IEMA – Bacanga e um Simpósio da Faculdade do Maranhão (FACAM) sobre “Pensamento Crítico sobre Reciclagem na Comunidade”.
Até o dia 08 de junho, o E+ Reciclagem será um dos projetos presentes na II Feira do Meio Ambiente da SEMA, no São Luís Shopping, abordando a importância da iniciativa e os seus impactos positivos para a sociedade. Já na sexta-feira (07.06), no Centro de Ensino Nascimento de Moraes tem palestras educativas em alusão à Semana do Meio Ambiente.
Para finalizar a programação em São Luís, o projeto participará, nos dias 10 e 11 de junho, da Gincana de Sustentabilidade, com a participação das escolas comunitárias no bairro da Vila Embratel. No dia 12, os membros do E+ Reciclagem farão uma palestra sobre a importância da reciclagem para a preservação da natureza para alunos da Escola Adventista no bairro da Cohab
O E+ Reciclagem é um Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, lançado em 2011 que tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica. A iniciativa também busca promover ações voltadas para a conscientização e preservação ambiental e combater os efeitos prejudiciais causados pelos resíduos sólidos que são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva através da conscientização da população. Apenas em 2023, o projeto arrecadou mais de 5.100 toneladas de resíduos em seus 12 pontos de reciclagem espalhados por todo o estado, resultando em aproximadamente 256 mil reais de descontos nas contas de luz das famílias maranhenses.
Desde o lançamento do programa, foi possível evitar o corte de cerca de 342 mil árvores no estado. Além disso, mais de 3.100.000 mil m³ de água ficaram livres de poluição, 2.684 mil toneladas de carvão foram economizadas e 146.349,19 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) deixaram de ser lançados na atmosfera, evidenciando a importância e os bons resultados da iniciativa, que tem como propósito cuidar e preservar o meio ambiente. Também foram economizadas cerca de 219 mil (MWh/volts) de energia elétrica e mais de 46 mil clientes contribuíram para a preservação do meio ambiente ao realizaram a troca resíduos recicláveis.