20/05/2024

Escola de samba que homenageará Maranhão ensaia na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro

O São João do Maranhão conhecido pela sua diversidade, e que atrai turistas de todos os cantos durante o mês de junho, será tema da Escola de Samba Estácio de Sá no Carnaval deste ano do Rio de Janeiro.

No último sábado (14) a agremiação fez o seu ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Assinado pelo carnavalesco Mauro Leite, a primeira escola de samba do Brasil vai apresentar o enredo “São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração”.

O ensaio técnico do último sábado contou com a presença da advogada, apresentadora, criadora de conteúdo e embaixadora do UNICEF, Thaynara OG, que será embaixadora Oficial da agremiação para o Carnaval 2023.

Este ano, a escola disputará o campeonato da Série Ouro e o retorno ao Grupo Especial do Carnaval carioca no desfile que acontecerá dia 17 de fevereiro.

Destaque do desfile para o carro abre-alas – Cidade de São Luís, Festa de São João que teve seu projeto inspirado na diversidade cultural do Maranhão, e em especial da cidade de São Luís, com objetivo de retratar a tradicional Festão de São João da cidade.

O Governo do Estado do Maranhão apoiará a agremiação com patrocínio via lei de incentivo à cultura.

Para o secretário de estado da cultura, Yuri Arruda, é muito gratificante ver o estado do Maranhão sendo homenageado pela sua diversidade e riqueza culturais em um dos principais palcos do planeta, na Marquês de Sapucaí, durante o Carnaval do Rio de Janeiro, por uma Escola de Samba tão tradicional e campeã como a Estácio de Sá.

Para ele, essa homenagem é motivo de muito orgulho para os maranhenses.

“O Governo do Estado tem convicção que a Estácio de Sá apresentará, com muita beleza e competência, toda pluralidade cultural que só a festa junina do Maranhão tem. Por isso fazemos questão de apoiar esta iniciativa, pois queremos que o mundo conheça nossas festas e tradições culturais”, destacou o secretário.

O Maranhão que vem se destacando no cenário nacional como roteiro turístico, locação para gravação de novela e agora com a homenagem da escola carioca, só tem a render bons frutos com tamanha visibilidade, fato que deve atrair ainda mais visitantes para cidade, movimentando ainda mais a economia do estado.

O secretário de estado do Turismo, Paulo Matos, diz que esse momento de visibilidade do Maranhão coroado pela homenagem da agremiação carioca aponta que os investimento do governador do estado, Carlos Brandão, no maior São João do Brasil estão no caminho certo e deu ao estado destaque nacional ao revelar para o resto do país e para o mundo a potencialidade e a cultura local.

Para Matos, o Maranhão vive um dos seus melhores momentos sendo duplamente homenageado pela novela Travessia exibida pela Rede Globo e com parte de suas cenas gravadas no Maranhão e por ser tema do enredo da Estácio de Sá.

O reflexo dessa exposição, segundo o secretário, é comprovado com a boa ocupação da rede hoteleira local.

“Estamos muito lisonjeados com essa homenagem e vamos torcer para que a Estácio de Sá, escola tradicional do Rio de Janeiro, vença o Carnaval e volte ao grupo especial, o que tem tudo para acontecer porque o enredo do samba é muito bonito, encantador e fala exatamente da nossa cultura, da diversidade, da pluralidade e dos nossos encantos naturais e históricos”, pontua Matos.

Fofa Fest

Em sua décima primeira edição, a Fofa Fest, idealizada pela colunista Ilze Rangel, que vem atuando como uma espécie de embaixadora do Maranhão na cidade maravilhosa, deve atrair um expressivo grupo de maranhenses, que estará no Rio de Janeiro para acompanhar o desfile da Estácio de Sá, transformando o momento em uma grande celebração do estado do Maranhão no Carnaval do Rio. A Fofa Fest acontece na terça-feira de Carnaval e mais informações podem ser obtidas diretamente com a colunista Fofa @fofafest_

Fantasias

Mais informações sobre fantasias em carros alegóricos ou alas comerciais podem ser obtidas pelo telefone (21) 98301-4099 com Euridice e para acompanhar tudo sobre a agremiação basta acessar o Instagram da escola @grestacio.