21/05/2024

Exposição e Roda de Choro marcam o aniversário de 1 ano da Estação do Choro

A Estação do Choro, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura, vai realizar uma programação especial para comemorar o aniversário de 1 ano, no próximo dia 28 de agosto (domingo), às 16h, em sua sede que fica localizada na praça Mestre Antônio Vieira, no Monte Castelo.

A vasta programação inclui a 1ª Roda de Choro da Estação, formada com instrumentistas do grupo Tira Teima, Núcleo do Choro, dentre outros; e uma exposição especial com acervo pessoal dos músicos Paulo Trabulsi, João Pedro Borges e Raimundo Luiz, além do acervo já existente com outros 10 instrumentistas do Choro maranhense. O evento terá ainda lanches comercializados pelas barracas do Programa Mais Renda.

Para o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, é importante lembrar da importância do Choro na história da música maranhense.

“Temos grandes nomes, grandes instrumentistas que compõe a história do gênero no estado, e a Estação do Choro tem cumprido esse papel de aproximar a música instrumental do público. No domingo, além de música, teremos arte com um importante acervo e muito conhecimento sobre o Choro no estado”.

Ao longo desse 1 ano, a Estação do Choro realizou ações como o Especial Mulheres no Choro, o primeiro Festival de Choro, projeto de reestruturação e manutenção do acervo, projeto Tocando O Choro, projeto Saber Viver Mais, e ainda o projeto Vida Ativa, este último que dispõe de aula de funcional e de zumba aberto à comunidade.

“Temos buscado realizar ações que disseminem e aproximem a comunidade do gênero. A existência da Estação do Choro ali no Retiro Natal tem uma simbologia muito grande, pois era onde ocorriam as rodas de choro mais importante dos anos 70 e 80 com figuras importantes como Mestre Nuna, Zé Hemetério, que são alguns dos grandes nomes para a história do Choro no Maranhão. Então temos buscado reacender essa cultura na própria comunidade, além disso a Estação do Choro tem essa função social, de desenvolver ações que beneficiem a população”, disse a gestora Nyesla Vale.

O espaço é um equipamento cultural que tem função museológica e de desenvolvimento de atividades para o gênero. Atualmente, sob nova administração, está em etapa de estruturação do acervo. Além disso, a casa também está dispondo de atividades de manutenção cultural na comunidade para disseminar a cultura do chorinho.

 Serviço

O quê? Aniversário de 1 ano da Estação do Choro

Quando? 28 de agosto (domingo), às 16h

Onde? praça Mestre Antônio Vieira (Monte Castelo)

Quanto? Aberto ao público

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.