20/04/2024

Exposição panorâmica celebra os 25 anos de São Luís como Patrimônio Mundial

Em celebração aos 25 anos do reconhecimento pela Unesco do Centro Histórico de São Luís, como Patrimônio Mundial, está aberta ao público até domingo (16), a exposição ‘Panorâmica Patrimônio Mundial, São Luís. A ação inédita está localizada na Praça Nauro Machado, no Centro da capital maranhense.A iniciativa está aberta ao público de terça à sábado, das 10h às 20h, aos domingos, das 10h às 19h, sempre com intervalo para almoço das 12h às 14h. Em agosto e setembro, o projeto será itinerante e vai visitar os bairros Anjo da Guarda e Cidade Operária, em São Luís e, também o município de São José de Ribamar.

Este projeto inédito no país começou no Maranhão em um período super apropriado: em pleno São João, quando o estado respira e transpira cultura. Paralelamente, o Panorâmica soma com a proposta de mostrar o valor patrimonial da cidade, despertando um forte sentimento de educação patrimonial, pois possibilita às pessoas o entendimento sobre o título e os valores do centro histórico de São Luís”, ressaltou Luiz Prado, curador e idealizador do Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís.

Dentro da estrutura, os visitantes encontrarão recursos audiovisuais, projeções mapeadas e um convite ao conhecimento para todos os públicos. O tempo previsto de visitação é de 40 minutos e a capacidade máxima de ocupação são de 60 pessoas por visita. A classificação é livre, com indicação preferencial para crianças acima de 9 anos.

Contando com três núcleos, a primeira sala traz uma ampla abordagem sobre algumas das características do centro histórico, com informações sobre a sua arquitetura e urbanismo, destacando a beleza de seus diferentes tipos de edificação, com projeções em maquetes e TVs.

O segundo ambiente está reservado para a interatividade, com jogos de memória, glossário e um game em que os próprios participantes poderão criar suas ruas, usando elementos da arquitetura da cidade. A terceira sala traz a proposta de contemplação, com um vídeo imersivo sobre a importância do Centro histórico, incentivando a reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural de São Luís.

Todos os espaços serão devidamente adequados para garantir acessibilidade a todos os públicos: os conteúdos expostos em versão audiodescritiva, elementos táteis e em braile, além de intérpretes de Libras à disposição para o acompanhamento e monitoria de visitas de turmas que apresentem esta demanda.

Nos bairros

Nos meses de agosto e setembro, o projeto vai realizar itinerâncias pela cidade de São José de Ribamar e pelos bairros do Anjo da Guarda e da Cidade Operária.

“Entender e valorizar o que é patrimônio cultural é dever de todos nós, para que possamos zelar e preservar o que temos, já que não é um bem só nosso e, sim, do mundo inteiro. Começar a Panorâmica por São Luís é um privilégio, pois ela traz a disseminação do conhecimento de maneira interativa, com tecnologia e informação. É um ganho para a cidade, para os turistas, para os estudantes, para a cultura e para a promoção do nosso patrimônio cultural”, concluiu Kátia Bogéa, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão (Fumph).