27/02/2024
Sem categoria

Feira do Livro movimenta a cidade e recebe visita de milhares de visitantes

Desde a sua abertura, no último dia 23, milhares de pessoas já visitaram a 6ª edição da Feira do Livro de São Luís, que este ano acontece no Ceprama e se estende até este domingo, 02 de dezembro. Atividades simultâneas acontecem nos mais de dez espaços, com uma programação diversificada, voltada para crianças, jovens e adultos.
Promovida pela Prefeitura e organizada pela Fundação Municipal de Cultura (Func), o evento conta com o patrocínio da Vale e o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), Fundação Sousândrade, Instituto Guarnicê, Ótica Veja, Secretaria de Estado do Turismo, Associação dos Livreiros do Maranhão, Ministério Público e Academia Maranhense de Ciências Contábeis.
A intensa movimentação nas áreas interna e externa do Ceprama durante a semana, principalmente no turno vespertino, conta também com a presença de estudantes e professores, de cerca de 150 escolas públicas pré-agendadas para visitação, que encontram no evento não só momentos de lazer e diversão, mas, sobretudo, de conhecimento e estímulo a leitura.
Para o público infantil, uma vasta programação nos estandes do Sesc, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Biblioteca Municipal José Sarney, com contação de histórias, performances teatrais, oficinas de leitura, além de origami e tagram, que fazem a alegria da criançada. Para jovens e adultos, estandes de livros, palestras e rodas de conversa no auditório Quartocentenário e Café Literário, além dos lançamentos e relançamentos de livros na Casa do Escritor.
A estrutura desta edição foi ousada e inovadora e buscou, além de tudo, conforto para o público visitante, em um espaço amplo e arejado. “Apesar de todas as adversidades enfrentadas no período de construção, conseguimos realizar a Feira e encontrar no Ceprama um espaço amplo e arejado, que supre todas as necessidades e demandas do evento e garante o bem-estar e a comodidade para os visitantes”, ressaltou o coordenador geral da Feira, José Maria Paixão.
Escritor convidado desta sexta – Nesta sexta-feira (30), a Feira do Livro recebe o astrólogo e escritor Francisco Seabra. Ele estará no auditório Quartocentenário, às 20h30, falando sobre o livro “O Evangelho segundo a Astrologia”, que versa sobre a vida de Jesus de Nazaré e apresenta, também, uma audaciosa versão sobre os fatos contidos no Novo Testamento a respeito do nascimento, vida, morte e suposta ressurreição do Messias.
A partir de um documento real – o mapa astral de Jesus, calculado por Jean Baptiste Morin de Villefranche, no século XVII – Francisco Seabra faz um cotejamento entre os dados encontrados e os fatos narrados pelas escrituras. O resultado é uma história tocante, na qual o Nazareno aparece como um místico que encanta multidões e provoca o ódio em líderes políticos e religiosos de Israel.
BOX:
Confira a programação completa para esta sexta-feira (30):
Auditório Quartocentenário
14h às 15h – Apresentação de Teatro de Fantoche: Touché, uma aventura em noite de São João – Biblioteca Municipal José Sarney.
15h às 16h – Bate papo com escritor Wilson Marques – Rede Leitora Ler Pra Valer
16h às 18h – Plano Municipal do Livro Leitura e Bibliotecas: desafios e perspectivas – Fórum Permanente do Livro, Leitura e Bibliotecas.
19h às 20h – O apogeu das Ciências Contábeis do Maranhão e o 1º livro de contabilidade do Brasil – Prof. Msc. Manoel Rubim
20h30 às 21h30 – Bate-papo com o escritor convidado Francisco Seabra – O evangelho segundo astrologia
Café Literário
15h às 16h – Bate-papo sobre Patrimônio Cultural – Profª Silvana Campelo/ Bárbara Cascaes
16h às 17h – Coelho Neto – O Último dos Helenos – Francimary Macedo Martins.
17h às 18h – Instituto Como Ver: trabalho de inclusão através da cultura afro brasileira (Plano Municipal de Cultura)
18h30 às 19h30 – Roda de Conversa sobre Edital Específico para a Capoeira pela Municipalidade de São Luís (Plano Municipal de Cultura)
20h às 21h – Bate papo com Ana Jansen (Professora Lenita Estrela de Sá)
Casa do Escritor
15h às 16h – Aula Show: Tecnologias em Sala de Aula – Francimary Macedo Martins
16h às 17h – Memorial dos Patronos da Escola da Rede Municipal – Semed
17h às 18h – A História Capturada: São Luís Pelas Lentes de Gaudêncio Cunha – José Oliveira da Silva Filho 
18h30 às 19h30 – Palestra: Crônicas de 400 Anos – Antonio Augusto Ribeiro Brandão
20h às 21h – Projeto: Um Olhar sobre os 400 Anos de São Luís – Profª Ênia Sobrinho
Espaço Infantil (Semed)
14h – Contação de história
Recepção com grupo de animação
Pintura artística
Oficinas de: Ilustração, Conto, Poesia e Tangran
Espaço Sesc (Programação adulto e infantil)
15h – Recital de alunos da Escola Municipal de Música – Thaynara Oliveira, Luisiane de Almeida e Rogério Chaves
15h30 – Banda Municipal Amadeus Mozart – Regência: Ronaldo Pacheco
16h – Hora de Conto: Baú de História – Grupo: Xama Teatro
17h20 – Hora do Conto: “A lua de Sofia” – Grupo: La Oficina
18h20 – Espetáculo Teatral Adulto “Oração” – Grupo: Etra Eventos
19h50 – Performance Poética – César Boaes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.