20/04/2024

Feirinha da AgriCultura Familiar no Arraial de Santo Antônio

A Feirinha da AgriCultura Familiar teve início na abertura do Arraial Santo Antônio, em São Luís. Organizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), a Feirinha tem o objetivo de expor a riqueza e potencialidade do campo, além de comercializar os produtos da agricultura familiar que incentivem a melhoria socioeconômica dos agricultores e a sustentabilidade da produção. Já o Arraial Santo Antônio conta com uma parceria entre a SAF, a Secretaria de Cultura e o Laborarte.

Cerca de 30 empreendimentos da agricultura familiar dos municípios de São Luís, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Rosário, Junco do Maranhão, Brejo, Buriti Bravo, Santa Inês, Raposa e Balsas estão participando da Feirinha no Arraial.

A comercialização é diversificada com variados produtos do babaçu, como bolos, biscoitos, sorvete, óleo, azeite e brownies, e também itens de hortifruti, mel e cachaça, além de produtos da reforma agrária e artesanato (indígena, renda, madeira, fibra de banana, crochê e outros).

Para dona Gracinha, quebradeira de coco babaçu do Assentamento Canto do Ferreira, localizado na cidade de Chapadinha, a Feirinha é uma oportunidade única de divulgar o potencial do coco babaçu, que é fonte de renda para a comunidade.

“Estamos muito felizes em participar dessa Feirinha a convite da SAF. Temos vários produtos para comercializar, entre doces, óleo, biscoitos e azeite feitos do coco babaçu”, disse.

Seu José Orlando, do povoado São João dos Pilões, em Brejo, é um dos artesãos presentes na Feirinha. Com mais de 30 anos dedicados ao artesanato em madeira, seu Orlando levou uma variedade de peças. “Pilões, colheres, vasos e fruteiras são alguns dos itens que estamos comercializando aqui na Feirinha”, detalhou.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, enfatizou a importância da Feirinha. “Realizamos a abertura oficial do arraial de Santo Antônio que esse ano tem uma grande novidade, que é a Feirinha da Agricultura Familiar. Eu quero parabenizar a todos os empreendedores da agricultura familiar que estão presentes trazendo os seus produtos e oferecendo à nossa comunidade.”

A Feirinha

A Feirinha da AgriCultura Familiar será realizada no período de 22 de junho a 1º de julho, dentro da programação do Arraial do Largo Santo Antônio, em São Luís, das 17h às 22h.