24/02/2024
Sem categoria

FLOR DO SAMBA E MARAMBAIA EM BUSCA DA BATIDA PERFEITA

JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO – CADERNO ALTERANTIVO, 05 de outu de 2011

A Escola de Samba Flor do Samba está convocando compositores maranhenses para participar do concurso para escolha do samba-enredo da agremiação para 2012, que homenageará São Luís na avenida. A sinopse do enredo para confecção das letras dos sambas já está disponível e o concurso será realizado em duas etapas, sendo a primeira no dia 28 de outubro e a segunda no dia 4 de novembro. A Marambaia do Samba, por sua vez, também fará homenagem à Ilha do Amor.

A grande final do concurso para escolha do samba-enredo da escola de samba Flor do Samba acontecerá no dia 11 de novembro, data em que será também comemorado o aniversário da escola de samba, que completará 82 anos de fundação. O compositor vencedor será premiado com R$ 1 mil. As inscrições podem ser feitas diariamente a partir das 19h, na quadra da escola, no Desterro.

Segundo Roberval Braga, coordenador de eventos da Flor do Samba e integrante da Comissão de Carnaval, o tema para abordagem é São Luís: a Flor do Maranhão, em homenagem ao aniversário de 400 anos da cidade.

“A diretoria tem a plena certeza de que tomou a atitude certa e aposta no sucesso e na conquista da vitória para o Desterro em 2012. Vamos celebrar a nossa cidade com muita alegria, de sua fundação até os dias atuais. Faremos uma abordagem pedagógica em que todos poderão entender a leitura biográfica do enredo que vamos ilustrar, cantar, encantar e celebrar”, disse Roberval Braga.

Desfile – O desfile será dividido em cinco quadros: A Fundação de São Luís; A Colonização da Cidade dos Azulejos; A Consagração: São Luís, a Atenas Brasileira; A Exaltação: Capital Brasileira do Mundo e a Glorificação: Cidade Patrimônio do Mundo. Fundada em 11 de novembro de 1939, a Flor do Samba é a segunda escola mais antiga da Ilha. Foi fundada por um grupo de pescadores, arrumadores de estiva e barqueiros, na Rua da Estrela, no antigo Largo do Desterro, no Centro Histórico de São Luís.

A origem deu-se em homenagem a uma coreira chamada Fulô, que em uma rodada de pungas e requebros, ao som dos atabaques e tambores, exibia-se constantemente nas rodadas nas batidas e tambores. A escola foi campeã nos anos de 1974, 1976, 1979, 1980, 1984, 1989 e 1995.

A Escola de Samba Marambaia do Samba, por sua vez, levará para a passarela do Anel Viário em 2012 o tema São Luís 400 anos, quatro séculos de história para contar. No dia 15 do mês de novembro, a agremiação completará 57 anos de fundação e nesse dia promoverá em sua sede evento para lançamento das fantasias, novas camisas e da música do samba-enredo, de autoria do compositor Dennys Melodia.

Escola venderá acessórios em boutique

Segundo informações da presidente da escola, Maria Célia Ribeiro, a Marambaia do Samba também irá inaugurar a Boutique Marambaia, que comercializará diversos acessórios, como canecas, camisas, bonés, havaianas, chaveiros, adesivos para carros, entre outros. Além disso, será inaugurada a Biblioteca do Samba no Memorial Maria Célia Ribeiro.

De acordo com Dennys Melodia, a escola fará uma homenagem completa à São Luís do Maranhão, abordando sua condição de única capital brasileira fundada por franceses, colonizada por Portugueses e invadida por Holandeses. “O negro chegou aqui com seus dialetos em navios negreiros de lamento e dor, trazendo seus rituais e a festa dos tambores. São Luís apresenta características singulares. É uma terra rica em diversidade e nossas belezas se refletem nas brincadeiras típicas e de tradição secular no São João e em outras festas”, destacou Dennys Melodia.

A escola terá como temática para a comissão de frente Rei Infante e os Papagaios Amarelos. “O nome “São Luís” se deve a uma homenagem prestada a Luís XIII de França, rei-menino da França sucessor do seu pai, Rei Henrique. Os franceses eram chamados de papagaios amarelos pelos índios tupinambás. Depois de duas expedições a este solo, foi fundada em 1612 a Ilha de São Luis, às margens da baía de São Marcos, do Oceano Atlântico e do estreito dos Mosquitos. A cidade foi fundada pelo fidalgo francês Daniel de La Touche, conhecido como Senhor de La Ravardière, no dia 8 de setembro”, lembra Dennys Melodia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.