27/05/2024

 Grupo Equatorial divulga lista com os aprovados do edital de seleção pública para patrocínio de projetos culturais e esportivos

Com o objetivo de promover o desenvolvimento social, cultural e esportivo por meio de projetos que contribuam para um ambiente mais inclusivo e socialmente responsável, o Grupo Equatorial lançou em março deste ano o seu primeiro edital para seleção de projetos aprovados em leis federais de incentivo. Foram destinados cerca de R$ 16 milhões para iniciativas culturais e esportivas do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás.
O edital recebeu mais de 400 inscrições distribuídas nas categorias Cultura, Audiovisual e Esporte. Após análise dos projetos por um comitê técnico do Grupo, foram selecionadas 28 iniciativas, sendo 20 culturais e oito esportivas. Todas se enquadram em pelo menos um dos eixos principais das áreas de enfoque previstas no edital, que são: valorização da cultura e identidade local; salvaguarda de patrimônio cultural; educação/capacitação; geração de trabalho e renda; formação de atletas; projetos com perfil social e de itinerância; e inclusão social.
“Tivemos uma grande aceitação por parte dos produtores culturais e esportivos neste primeiro edital. Queremos, com estes projetos contemplados, desenvolver e impulsionar a promoção da diversidade cultural, o acesso à arte, ao esporte e à educação que estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica Kézia Marques, Gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial.
A ONU desenvolveu a Agenda 2030, um pacto global com objetivos e metas pelo planeta e pela sociedade. O Grupo Equatorial é signatário do pacto. No Edital, foram priorizados projetos que estivessem alinhados aos ODS 7 (energia limpa e acessível); 4 (educação de qualidade) e 8 (trabalho decente e desenvolvimento econômico).
Confira a lista dos projetos selecionados: