O Hospital do Servidor Estadual (HSE-HSLZ) promoveu uma palestra educativa sobre a Obesidade, voltada para colaboradores multidisciplinares, com duplo objetivo: Cuidar de quem cuida e também atualizar dados para que os profissionais de saúde possam atuar como multiplicadores no combate e prevenção da Obesidade, tanto no ambiente hospitalar, quanto fora dele.
Com o título “Obesidade: A Maior Doença do Século” o médico convidado Dr. Gutemberg Araújo trouxe dados atualizados – e alarmantes – sobre o crescimento da doença em todo o mundo.
Na palestra, Dr. Gutemberg frisou que a obesidade é um fator de risco para diversas doenças crônicas. O excesso de peso é mais do que uma questão estética, é um precursor de condições médicas graves que podem diminuir significativamente a qualidade e expectativa de vida.
Entre as principais doenças causadas ou agravadas pela Obesidade estão: Derrames (AVC); Catarata; Hipertensão Idiopática; Doença Coronariana; Diabetes; Dislipidemia; Hipertensão Arterial; Pancreatite Severa; Flebite; Osteoartrite; Doenças Hepáticas e Pumonares; Anomalias Giencológicas; e diversos tipos de cânceres – De Mama, Útero, Cervix, Cólon, Esôfago, Pâncreas, Fígado e Próstata.
Por tudo isso, toda iniciativa de combate à Obesidade é mais que necessária. Conceituada como uma doença crônica, que consiste no excesso de gordura corporal, a Obesidade pode se dar em níveis leve, moderado ou mórbido, dependendo do índice de massa corporal (IMC) registrado.
Combater a obesidade requer uma abordagem multifacetada. E começa pelo acesso da população à informação e educação sobre o tema. E passa também pelas mudanças de hábitos, como a adoção de uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, que são fundamentais. Além disso, políticas públicas que promovam ambientes saudáveis e acessíveis são essenciais para possibilitar essas mudanças no estilo de vida da população.
O Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Tuzzolo ressaltou a importância da educação em saúde dentro das instituições médicas, incluindo o combate à Obesidade entre os profissionais de saúde.