Por meio da campanha, é possível comprar instrumentos musicais, alimentos, indumentárias, CDs/DVDs, performances, oficinas e aulas online com grupos culturais que participam das manifestações no Maranhão e em outros estados do país.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou uma campanha para divulgar bens culturais e dar visibilidade as manifestações do Maranhão. No estado, entre os bens culturais reconhecidos e registrados, estão o Tambor de Crioula, a Roda de Capoeira e do Ofício, Mestres de Capoeira e o complexo do Bumba-meu-boi.
A campanha ‘Concetando Patrimônios: redes de artes e sabores’ também divulga outros bens culturais produzidos or comunidades em todo o país. Por meio do site da campanha, é possível comprar instrumentos musicais, alimentos, indumentárias, CDs/DVDs, performances, oficinas e aulas online com grupos culturais que participam das manifestações.
Segundo o Iphan, o objetivo é ajudar a cadeia de artistas que fazem parte das manfestações culturais que foram afetadas pela pandemia de Covid-19. Além de poder adqurir produtos do Maranhão, também é possível ter acesso a de outros estados e regiões do país.
O Iphan reforça que a venda não é realizada pelo orgão, ele apenas dá espaço as atividades e as compras são realizadas diretamente com os produtores. Os artistas maranhenses que tiverem interesse em fazer parte da campanha, podem entrar em contato com a Superintendência do Iphan no Maranhão.
É interessante informar que o Iphan não realiza vendas, apenas dá espaço às atividades realizadas pelos detentores, pois as compras e vendas são de responsabilidades destes.
Os artistas interessados em fazer parte da campanha “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores” podem entrar em contato com a superintendência do Iphan no Maranhão para obter detalhes de como aderir à ação. A sede do órgão no estado fica localizada na R. do Giz, número 235, no Centro de São Luís.

