13/06/2024

IV Caravana O Circo Tá na Rua começa neste fim de semana

Com o tema “A Alegria do Circo nos Trilhos do Trem”, o projeto leva oficinas e atividades da arte circense para cidades do Maranhão e Pará; programação começa neste sábado

São Luís– A rota histórica e cultural da Estrada de Ferro Carajás, que liga os estados do Maranhão e Pará, abre passagem para a alegria e magia do circo, na quarta edição da Caravana O Circo Tá na Rua, que acontece de 25 de maio a 28 de julho em cidades do Maranhão e do Pará, com apresentações e formações artísticas gratuitas. Todas as ações terão acessibilidade.

A abertura do evento será neste sábado, às 17h, na Praça das 7 Palmeiras, na Vila Embratel. No domingo, dia 26, é a vez do município de Santa Rita receber a arte da trupe de O Circo Tá Na Rua, a apresentação acontece no Cai Coco – Escola Sebastiana Diolinda Carvalho. E a programação no Maranhão, inclui ainda as cidades Santa Inês, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Vitória do Mearim, São Pedro da Água Branca, Miranda do Norte, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Açailândia e Cidelândia. No Pará, a caravana passa pelas cidades de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

A circulação, idealizada pela Organização Artística de Circo Educação e Desenvolvimento Social – ACEDES, é apresentada pelo Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Tema

Com o tema “A alegria do circo nos trilhos do trem”, a iniciativa busca não apenas revitalizar a tradição circense, mas também conectar as comunidades ao longo desta emblemática rota ferroviária através da arte e da cultura.

A escolha da Estrada de Ferro Carajás como rota para esta edição representa a ponte entre as ricas culturas do Maranhão e Pará, promovendo um intercâmbio cultural vibrante que celebra e preserva a memória e as tradições locais. Ao percorrer esta rota, a “Caravana O Circo Tá na Rua” traz a magia e a alegria do circo para as comunidades, muitas das quais estão situadas em áreas de difícil acesso, oferecendo uma experiência cultural única que destaca a importância dos laços comunitários e da história local.

Impacto Social e Cultural

Além de promover a arte circense, as atividades desenvolvidas pela caravana tem como objetivo fomentar a educação ambiental, a inclusão social e a valorização do patrimônio cultural das regiões por onde passa, tornando as pessoas participantes ativas do processo cultural.

As atividades incluem cortejos circenses acompanhados pela tradicional Charanga Circense; oficinas de circo para todas as idades, promovendo o aprendizado de técnicas circenses; pintura facial e distribuição gratuita de narizes de palhaço; apresentações circenses profissionais, incluindo números de palhaçaria e malabarismo e distribuição de cartilhas educativas sobre a criação de malabares artesanais utilizando materiais recicláveis, incentivando a consciência ambiental.

Sobre a ACEDES

A Organização Artística de Circo Educação e Desenvolvimento Social – ACEDES tem se destacado por sua dedicação à promoção da arte circense e ao desenvolvimento social através da cultura. Seus projetos buscam não apenas entreter, mas também educar e promover o bem-estar social, evidenciando o papel transformador da arte na sociedade. O projeto O Circo Tá na Rua já existe há 10 anos e, em São Luís, realiza apresentações gratuitas todas às segundas-feiras, em praças e espaços públicos da capital maranhense.

Programação

25/05 São Luís – Praça da Vila Embratel

26/05 Santa Rita – Cai Coco- Escola Sebastiana Diolinda Carvalho

01/06 Santa Inês – Sede do Iema

02/06 Alto Alegre do Pindaré – Sede do Centro de Inclusão de Assistência Social

08/06 – Arari – Moitas- Parque da Juçara

09/06- Vitória do Mearim – Coque

15/06 Marabá – Comunidade São Félix

16/06 São Pedro da Água Branca – Vila São Raimundo

22/06- Parauapebas – Tropical

23/06 – Canaã dos Carajás – Praça Guadalupe

14/07 – Miranda do Norte – Campestre

20/07 – Buriticupu – Vila Pindaré, Escola Frei Caneca

21/07 – Bom Jesus das Selvas – Nova Vida, Escola Rio Branco

27/07 –Açailândia – Pequiá, Praça Massaranduba

28/07- Cidelândia – Trecho Seco

Acompanhe a nossa programação

ww.ocircotanarua.com.br

Facebook e Instagram: @ocircotanarua