Idealizado a partir do ano de 2005, o Encontro dos Miolos, sob a visão do produtor cultural e entusiasta Jose de Ribamar Sousa Reis e amigos, surgiu como uma proposta de valorizar e mostrar a figura de um dos mais importantes e brilhantes personagens do folguedo do Bumba-meu-boi, o “miolo” ou também designado como “fato” em várias regiões interioranas do Estado do Maranhão.
O homem que leva garboso nas costas a “cangalha”, “capoeira” ou “armação” do boi, o personagem que mesmo oculto debaixo de pedaços de talas de buriti, varetas de madeira, veludo, lona, miçangas, canutilhos e pedrarias oportuniza aos assistentes um dos mais belos e simétricos bailados da brincadeira do bumba-meu-boi, seja de matraca, orquestra, zabumba, baixada ou costa-de-mão.
É do “miolo” a responsabilidade de mostrar a riqueza maior do conjunto de indumentárias das brincadeiras, o vasto e brilhante “couro” que desenhado e traçado miçanga à miçanga, conta a trajetória dos mais importantes fatos que marcaram a história do Brasil, a força da crença religiosa dos santos juninos e outros aspectos.
O “Encontro dos Miolos”, enfeita as ruas do Centro Histórico de São Luís, a concorrida festa todos os anos reúne aproximadamente 200 (duzentos miolos) dos mais diversos sotaques que enriquecem o evento com seus bailados, cores e brilho e acompanhamento de milhares de pessoas, entre boeiros, comunitários diversos e turistas, abismados e extasiados com tamanha festança que mostra até os dias atuais a riqueza e pluralidade das manifestações tradicionais do Brasil.
“Encontro de Miolos de Bumba-meu-boi de Todos Os Sotaques do Maranhão – Edição Especial,’ busca manter vivo o potencial das tradições populares e festas religiosas, principalmente na expressão do bumba-meu-boi, que constitui forte atrativo turístico e em especial o “miolo” uma das principais figuras do bumba-meu-boi, mas que não é evidenciado como deveria. O projeto é coordenado por uma competente equipe de profissionais de conceituado conhecimento junto ao movimento cultural através da Associação Folclórica “Flor do Sertão” e acontece no Centro Histórico de São Luís na primeira semana do mês de julho.
Essa edição especial acontecerá na área interna do CEPRAMA por conta da pandemia mundial, com número reduzido de participantes e obedecendo todas as normas sanitárias. Na oportunidade acontecerá a LIVE SOLIDÁRIA DOS MIOLOS na área interna do CEPRAMA a partir das 20 horas do dia 04 de dezembro (sexta feira) através do CANAL YOUTUBE ASSOCIAÇÃO FLOR DO SERTÃO.

