18/04/2024

Livro “Um defeito de cor” esgota na Estante Virtual após desfile da Portela

Vendas cresceram 3300% no marketplace desde o desfile da escola de samba na última segunda-feira, 12

São Paulo, 14 de fevereiro de 2024 – O livro “Um defeito de cor”, da autora Ana Maria Gonçalves, esgotou no estoque da Estante Virtual – maior marketplace de livros do Brasil – após o desfile da escola de samba carioca Portela. As vendas cresceram 3.300% desde a segunda-feira (12), data em que a escola do bairro de Madureira passou pela Marquês de Sapucaí com o enredo inspirado na obra, lançada em 2006. Nesta quarta-feira (14), os últimos exemplares disponíveis foram vendidos no site.

O livro conta a história de Kehinde, uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. A história inspirou o desfile da Portela neste Carnaval, que contou com a participação de figuras importantes na luta contra o racismo, entre elas o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e Marinete Silva, mãe de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018.

Sobre a Estante Virtual

A Estante Virtual é o maior portal de venda de livros no Brasil. Criado há 18 anos, o marketplace faz parte do grupo Magalu desde 2020. No site, há mais de 2,5 mil vendedores de todas as regiões do país, desde sebos e livrarias independentes até distribuidoras e grandes editoras do mercado literário. Ao acessar o portal, os leitores encontram um acervo de mais de 19 milhões de livros para todos os gostos, como técnicos, didáticos, infantojuvenis, ficção, não ficção, entre outros.

Sobre o Magalu

O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de 1.481 lojas, em 21 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 230 000 sellers em seu marketplace, e a plataforma de food delivery AiQFome. O SuperApp da companhia é acessado por mais de 45 milhões de usuários ativos mensais. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.