18/04/2024

Margareth Menezes será ministra da Cultura no novo governo Lula

A cantora Margareth Menezes aceitou nesta terça-feira (13) o convite para assumir o Ministério da Cultura no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A artista, que está na sede da transição de governo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, disse que conversou com o petista e “aceitou a missão”, informou a CNN Brasil.

A pasta será recriada pelo governo Lula, já que hoje, no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Cultura funciona como uma Secretaria Especial vinculada ao Ministério do Turismo. O Ministério da Cultura foi extinto logo no início da gestão de Bolsonaro, em 2019.

Antes de Margareth, a atriz Marieta Severo e o rapper Emicida foram convidados para comandar a pasta, mas recusaram a proposta, informou o jornal Folha de S. Paulo.

Quem é Margareth Menezes?

Margareth Menezes da Purificação nasceu em 13 de outubro de 1962, em Boa Viagem, Salvador. Desde pequena, ela sempre teve contato com a música. Porém, foi com o teatro que descobriu os palcos.

Em 1987, conforme revela o site oficial da artista, ela recebeu o convite de Djalma Oliveira para fazer uma participação em seu single, onde interpretaram o primeiro samba-reggae gravado no Brasil: Faraó – Divindade do Egito, música de Luciano Gomes que vendeu mais de 100 mil cópias.

A partir de então, Margareth assinou um contrato com a gravadora PolyGram do Brasil. Em 1988, ela lançou seu primeiro álbum auto-intitulado.

Com mais de 35 anos de carreira, a artista baiana foi indicada quatro vezes ao Grammy,

De acordo com o portal g1, Margareth Menezes deve participar do show da posse de Lula junto com outros artistas.

O que faz o Ministério da Cultura?

Extinto no governo do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Cultura vai voltar a funcionar a partir do próximo ano. O petista promete recriar a pasta, que será responsável pela gestão de políticas culturais do Brasil, antes mesmo de começar a campanha eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.