27/05/2024

Morre o cantor e compositor cubano Pablo Milanés, aos 79 anos

O famoso cantor cubano Pablo Milanés, autor de sucessos como Yolanda e Canción por la unidad latinoamericana, morreu aos 79 anos, nesta terça-feira (22/11), em Madri, capital da Espanha. A informação foi confirmada pela assessoria do artista.

Ele foi hospitalizado em 12 de novembro na capital espanhola, onde vivia desde 2017, e estava em tratamento contra “infecções recorrentes”, segundo a assessoria. Pablo tinha uma saúde frágil e lutava, entre outras doenças, contra um problema renal que o forçou a se submeter a um transplante de rim em 2014.

Nascido em Bayamo, cidade ao leste do país, em 1943, Pablo Milanés mudou-se com seus pais para a capital Havana ainda criança, onde estudou música e adquiriu influências do gênero tradicional cubano.

Revolucionário declarado, foi internado aos 23 anos em uma Unidade Militar de Assistência à Produção (UMAP). Os locais eram campos de trabalhos forçados para os quais o governo Fidel Castro enviava artistas, intelectuais, religiosos e homossexuais por supostamente se desviarem dos valores da revolução.

Milanés foi enviado para uma UMAP por expressar oposição ao partido no poder, como relatou posteriormente em entrevistas nas quais criticou o governo pelo fato de não ter se desculpado por esse episódio.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.