27/05/2024

Morre Tadeu de Obatalá, do Bloco Afro Akomabu, aos 60 anos

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (6), aos 60 anos, o cantor e compositor Antônio Tadeu Tavares, mais conhecido como Tadeu de Obatalá, do Bloco Afro Akomabu. De acordo com informações de familiares, Tadeu foi vítima de um infarto.

Tadeu de Obatalá era membro do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA), e também era integrante da Banda Guetos. Desde 1987 no Bloco Akomabu, que completou 40 anos de fundação em março deste ano, o musico era parceiro de Paulinho Akomabu, do saudoso Escrete e de outros mestres da cultura negra.

O velório do músico acontece na Pax União, no Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís, a partir das 14h. O sepultamento será nesta terça-feira, 07 de maio no Cemitério do Gavião.

O Bloco Afro Akomabu foi criado em 3 de março de 1984 no Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA). Akomabu, palavra que na língua yorumbá significa “a cultura não deve morrer”, representa um aspecto do carnaval maranhense que vai muito além da folia e se estende durante todo o ano em ações voltadas para a conscientização política e a luta pela igualdade racial, que são o grande diferencial dos blocos afro no carnaval maranhense.