23/05/2024
Sem categoria

Pré-carnaval alegra Centro Histórico de São Luís

         O Carnaval da Tradição: É você quem brilha e faz brilhar! patrocinado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), trouxe de volta à São Luís a animação dos antigos carnavais de rua. Mesmo com a chuva da tarde de sextafeira (18), os blocos do penúltimo cortejo carnavalesco saíram com muita animação da Praça Deodoro em direção à Praia Grande. O Bloco Alternativo Tribal abriu a folia na Praia Grande, acompanhado do bloco organizado Mocidade Independente de Fátima, alternativo Vinagreira do Samba e dos tradicionais Os Vigaristas e Os Indomáveis.
         Sob os olhares dos comerciantes e de quem foi às compras, Jovelina Costa, que baliza faz cinco anos o Bloco Os Indomáveis, não deixou a alegria de lado por conta do mau tempo. “Debaixo de chuva está valendo. Carnaval pra mim é tudo, então, não me importo de brincar quando esteja chovendo”, disse.
         Antes da saída do cortejo, o palco montado na Praça Deodoro atraiu a atenção do público. Quatro shows de artistas maranhenses, entre eles Beto Pereira, Banda Não Enxiriza, Gerude e o Sambauê, fizeram muita gente parar em frente ao palco e conferir as apresentações. Um deles foi o motorista Luís André de Oliveira, de 30 anos. “Gosto muito de Carnaval, e esse tempo não vai me desanimar. Vou ficar aqui e prestigiar essa festa”, contou.
         A programação, que começou às 17 horas e incluiu apresentações de grupos de tambor de crioula na Praça da Faustina. A festa se estendeu para os outros três pontos que compõem o Circuito Praia Grande: os foliões puderam curtir blocos tradicionais, organizados, alternativos, tribos de índio e baterias de escolas de samba no Canto da Cultura e nas praças Nauro Machado e da Casa do Maranhão.
         Além do Circuito Praia Grande, neste sábado (19), a programação do Carnaval da Tradição: É você quem brilha e faz brilhar! apresenta duas novidades: começa o pré-carnaval nos Vivas do João Paulo e da Cidade Operária e o palco da Praça da Saudade receberá atrações. Nos Espaços Vivas, o horário da folia pré-carnavalesca será das 17h à meia-noite e na Praça da Saudade haverá shows de Gabriel Melônio, Rosa Reis e Banda da Confraria, das 20 às 22 horas.
         No domingo (19), o Circuito São Pantaleão e da Avenida Litorânea pegam fogo a partir das 17 horas. No reduto da Madre Deus, sete pontos oficiais fazem parte do circuito: Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião, Ponto de Fuga, Beco das Minas, Portal do Ceprama e Ceprama. Entretanto, excepcionalmente neste domingo, o ponto do Ceprama não irá funcionar por conta de outra programação já agendada.
         Para ficar por dentro da programação do pré-carnaval deste fim de semana, basta acessar o site da Secma, pelo endereço ou o Portal do Governo do Estado (). http://www.ma.gov.br/http://www.cultura.ma.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.