18/04/2024

Primeiro dia do Maranhão de Reencontros marca as prévias juninas maranhenses 2023

O colorido e o ritmo do Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro deram o gostinho de como vai ser o São João do Maranhão 2023 ao abrir, neste domingo (7), a programação do Maranhão de Reencontros, projeto desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que marca as prévias juninas no estado.

A primeira edição do Maranhão de Reencontros foi realizada no ano passado. Agora, em 2023, o evento vai reunir uma programação ainda mais diversificada. Em todos os domingos do mês de maio, sempre a partir das 17h, na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen), em São Luís, a população e turistas poderão apreciar apresentações de grupos de Bumba Meu Boi de variados sotaques, cantores populares, bandas e grupos de danças típicas.

O evento foi criado para promover o reencontro entre artistas, fazedores de cultura e a população, após o restritivo período da pandemia de Covid-19, que inviabilizou as festas juninas por dois anos consecutivos. Esse ano, o Maranhão de Reencontros vai acontecer nos dias 14, 21 e 28 de maio, estimulando o reencontro de centenas de brincantes com a paixão pelas manifestações juninas.

“Festa linda!”

Além do Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro, subiram ao palco no primeiro dia do Maranhão de Reencontros, nomes consagrados da cultura popular maranhense, como o cantor Mano Borges, o Cacuriá de Dona Teté, Cia Barrica e o Boi de Santa Fé (sotaque da Baixada) encerrando a programação.

A festa mexeu com pessoas como o compositor Guilherme Bel, que dançou, cantou e se divertiu com a programação. “A sensação é 1000%. Estou dançando com toda alegria e estou aqui participando dessa festa linda! O campeão dos campeões é o São João do Maranhão!”, disse.

O Maranhão de Reencontros agita o cenário cultural ao promover apresentações dos grupos folclóricos e aquece o público para a festa oficial do São João, que tem início marcado para o dia 1º de junho, com festas até o final de julho.

Fique de olho no site cultura.ma.gov.br e nas redes sociais do Governo do Maranhão e da Secma, e confira a programação completa do Maranhão de Reencontros 2023.