25/02/2024
Sem categoria

Quatro maranhenses representarão o Maranhão na V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente

Alternativo13/09/2011 – 00h00

Quatro maranhenses representarão o Maranhão na V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente, a ser realizada de amanhã a 1º de outubro nos três centros culturais do Banco do Nordeste no Ceará, instalados em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sousa, e no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, também na capital cearense. Alê Muniz e Luciana Simões, que formam a dupla Criolina, Glad Azevedo e Nosly Marinho se apresentarão no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no dia 24 de setembro.

Os maranhenses participarão do evento ao lado de outros 43 artistas representantes das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. No total, serão realizados 62 shows. A mostra congrega artistas independentes também do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Criolina – A trajetória musical independente da dupla maranhense Alê Muniz e Luciana Simões começou com o projeto Criolina, que, segundo eles, surgiu da necessidade de divulgar o sotaque, os ritmos e reverenciar a singularidade da música feita no Maranhão. O primeiro CD foi lançado em 2006, gravado em São Luís e mixado e remasterizado em São Paulo. O segundo álbum foi patrocinado por meio de edital do Projeto Pixinguinha 2009, via Fundação Nacional de Artes. Recentemente, a dupla saiu vencedora da edição 2011 do Prêmio da Música Brasileira.

Glad Azevedo, que é cantor, compositor e violinista, gravou nos idos de 1990, em Recife, seu primeiro trabalho, intitulado Inocência, com composições próprias. No mesmo ano, conseguiu se apresentar no programa Domingão do Faustão, da Rede Globo, no quadro Quem Sabe Faz ao Vivo. Depois, mudou-se para o Rio de Janeiro e consolidou-se como artista na noite carioca, apresentando shows de voz e violão. Em 1994, gravou, em São Luís, seu segundo trabalho, Marcas, cuja música título arrebatou o prêmio de Melhor Música do Ano, na rádio Mirante FM.

Cantores têm histórico de dedicação à música

Glad também se apresentou no Show de Calouros do SBT e no quadro Janela para Fama, do Planeta Xuxa. Logo depois, ele foi convidado a viajar pelo país, no espetáculo musical Catirina. Em 2003, assinou com o selo Mills Records, e em 2005, lançou o CD Por Inteiro e o Quase Tudo, no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro, com participações especiais do saxofonista Milton Guedes e do cantor e compositor, Orlando Moraes.

O maranhense de Caxias Nosly Marinho, por sua vez, é autor de mais de 200 composições em diversos estilos. Ele é parceiro de Zeca Baleiro, Nonato Buzar, Chico César, João Nogueira, Telo Borges, Tibério Gaspar, Luís Carlos Sá, Sérgio Natureza, Chico Anísio, Joe Hamilton e dos poetas Olga Savary e Celso Borges. Suas canções passam pelo blues, MPB, baião, reggae e funk.

A V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente tem a intenção de mesclar vários estilos. Além dos maranhenses, entre os destaques estarão Daúde, George Israel, Marku Ribas, Khrystal, Beto Brito, Criolina, Érica Machado, Marquinho Sathan, Curumin, Fhátima Santos e Nayra Costa. O festival promove a integração de novos e veteranos talentos da música independente brasileira.

Livros

• O quê

V Mostra Banco do Nordeste da Canção Brasileira Independente

• Quando

De 14 de setembro a 1° de outubro

• Onde

Diversas cidades do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.