21/05/2024

Rádios Universidade e Timbira FM se unem para ampliar cobertura do São João 2024

Como parte da iniciativa para aumentar a visibilidade do São João do Maranhão 2024, o secretário de Estado da Comunicação (Secom), Sérgio Macedo, esteve reunido com a diretoria da Rádio Universidade FM, nesta quarta-feira (15). O encontro resultou na firmamento de uma parceria entre as rádios Universidade e Timbira FM, com o objetivo de ampliar a transmissão dos festejos juninos.

A cooperação entre as duas rádios públicas promete levar as celebrações do São João a um público ainda maior, garantindo que mais maranhenses e turistas tenham acesso aos eventos tradicionais que caracterizam essa importante festividade cultural.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Comunicação (Secom), Sérgio Macedo, destacou o papel crucial da comunicação pública na valorização das tradições maranhenses.

“O São João do Maranhão é uma das mais ricas manifestações culturais do nosso estado, e dar ampla visibilidade a essa festa pelos meios de comunicação públicos é uma forma de prestar um grande serviço à população. A parceria entre a Rádio Universidade e a Timbira FM é essencial para atingirmos esse objetivo”, afirmou o titular da Secom.

A diretora da Rádio Universidade FM, Josie Bastos, enfatizou que já ocorreram outras parcerias junto à Timbira FM, focadas em eventos culturais e esportivos, e que agora a nova cooperação deve fortalecer ainda mais a missão educativa e cultural da rádio universitária.

“Nós temos um espaço privilegiado, a Rádio Universidade vai completar 40 anos daqui a dois anos, está consolidada como uma rádio de excelência. Nós temos essa responsabilidade por sermos uma emissora pública e educativa, de levar essa informação da cultura, de consolidar este como um espaço de informação e em que a gente possa transmitir conhecimentos, paradigmas, diversidade, apresentando isso com a maior qualidade possível”, pontuou a diretora.

Na ocasião, Josie acrescentou importância da união de esforços entre as rádios públicas para um resultado mais abrangente de valorização da cultura maranhense.

“A cultura do Maranhão é muito rica e mobiliza todo um mercado, vários setores, e todos precisam estar presentes quando a gente pensa em cultura. Todas essas informações precisam estar presentes em nossas coberturas, para que a gente possa valorizar, cada vez mais, este acervo da história e da memória do Maranhão”, pontuou Bastos.

São João do Maranhão 2024

A programação do São João 2024 começa com o projeto Maranhão de Reencontros, que realiza prévias juninas nos fins de semana, nos dias 16 e 26 de maio, e 2 de junho, preparando o público para os festejos oficiais que devem ocorrer ao longo do mês de junho, de 13 a 16, e de 19 a 21 de junho.

Além disso, os turistas que chegarem ao estado em junho, pelo Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, deverão ser recepcionados com as atrações do São João para já entrarem no clima da festa.

E para garantir a tranquilidade de todos, o Governo do Maranhão também reforça a segurança pública, por meio do trabalho conjunto das forças de segurança do estado.