21/04/2025
Sem categoria

Ritual de morte do Boi de Maracanã.

Depois de realizar mais de 50 apresentações no São João do Maranhão, o Boi de Maracanã apresentará hoje, amanhã e segunda-feira (11), sempre às 21h, em sua sede, no Maracanã, o tradicional ritual de morte simbólica do novilho, com a participação de outros grupos folclóricos e de bandas de forró. O ponto alto será amanhã, quando o couro do boi será levado até o mourão.

A festa terá início no sábado, com o cortejo do batalhão pelas ruas da comunidade, com os integrantes do boi vestidos com a indumentária do São João 2014, acompanhados das mutucas (pessoas que acompanham o cortejo sem indumentárias). Ao mesmo tempo, haverá apresentação das bandas Forró de Peso, Freelance e Paredão Treme Terra, que fará a animação do público. No domingo, além do ritual, que terá início às 18h, se apresentarão as bandas Imagem do Brasil, Mega Itamaraty e Baladeiros de Plantão. Na segunda-feira, a derrubada do mourão acontecerá às 19h e em seguida se apresentará a banda Palace Show. Entre os convidados, participarão grupos de dança portuguesa.

Segundo a vice-presidente do grupo folclórico, Maria José Soares, o couro do boi costuma ser guardado na Igreja de Santo Antônio e antes do ritual de morte, no domingo, um grupo, sob o comando do cantador Humberto de Maracanã, vai apanhá-lo e o leva até o mourão. “O ritual é um momento muito importante para a nossa comunidade, pois se trata de uma tradição que passa de geração para geração. E os mais novos acompanham tudo, para que, dessa forma, possam observar como se faz e assim fazê-lo quando não estivermos mais aqui”, disse Maria José Soares.

Festa – Durante a apresentação do batalhão hoje, as toadas ecoarão pelas vozes dos cantadores Humberto de Maracanã, Ribinha, Roberto Ricci, Humberto Filho, Toinho Rocha, Cabeça Branca e Gaguinho. Depois do ritual de morte propriamente dito, o grupo folclórico dará início à preparação da programação para 2015, mas ao longo do segundo semestre, ainda haverá apresentações esporádicas e viagens a outros municípios e estados. Uma delas para a cidade turística maranhense de Barreirinhas, no dia 29 deste mês, quando Maracanã participará da programação do evento intitulado Rota Turística. “Nós iremos ainda para Brasília, no Distrito Federal, no mês de setembro, onde o mestre Humberto será homenageado”, antecipou Maria José Soares.

O Boi de Maracanã dará continuidade, neste segundo semestre, ao seu projeto social como Ponto de Cultura, com incentivo do Governo Federal. As oficinas de confecção de instrumentos, indumentárias, de dança e inclusão digital acontecem sempre às terças, quintas-feiras e sábados. Além disso, o público pode visitar o Museu do Boi de Maracanã de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Segundo a vice-presidente, o mais recente CD do boi, que reúne 15 toadas, está disponível na sede do grupo folclórico. Entre as canções, destaque para as intituladas Guarnicê: Vento Norte (Humberto de Maracanã), Dom da Vida (Roberto Ricci) e Urro do Boi (Ribinha), entre outras.

O batalhão, originário da estância urbana de Maracanã, destaca-se pela originalidade de seu projeto e por desenvolver um trabalho de permanência de sua autenticidade e tradição ao longo de mais de cem anos. Sua história é cantada e mostrada em 26 CDs e em um DVD.
Serviço

• O quê

Morte do Boi de Maracanã

• Quando

De hoje a segunda-feira

• Onde

Em frente à sede do grupo folclórico, no Maracanã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.