A temporada junina do Sesc foi declarada aberta no último sábado (15/06), no Sesc Turismo, em uma animada noite de apresentações culturais para convidados. O evento de lançamento do Balaio de Sotaques 2024 contou com a participação da imprensa, poder público, entidades empresariais, autoridades políticas e parceiros do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
O presidente da Fecomércio, Maurício Feijó, e a diretora regional do Sesc, Rutineia Monteiro, deram início às festividades juninas do tradicional Balaio de Sotaques com toda a alegria e beleza do nosso São João. A abertura oficial foi um verdadeiro sucesso, reunindo cerca de 350 convidados com uma programação que buscou valorizar a nossa cultura e tradições.
O ator Lauande Aires interpretou os antigos pregoeiros que vendiam o derresol em São Luís. Enquanto entoava seus versos, distribuiu o doce para os convidados. O derresol é uma espécie de cocada feita com coco da praia ralado e mel de cana, preparada em tacho de cobre.
Além das atrações maranhenses, na programação de abertura o Sesc celebrou a força e beleza do xaxado com o grupo Cabras de Lampião (PE), que há mais de 30 anos mantém viva a originalidade e autenticidade da dança criada pelos bandoleiros do sertão.
A diretora regional, Rutineia Amaral, comemorou o sucesso do evento e destacou a importância do Balaio de Sotaques para a valorização e resgate da cultura popular. “A abertura oficial do São João do Sesc foi marcante e queremos agradecer a todos que fizeram parte dessa noite. É um orgulho ver as nossas tradições sendo celebradas e transmitidas com tanta animação e energia”, afirmou.
A programação aberta ao público do Balaio de Sotaques 2024 inicia com a 2ª Mostra de Sotaques nesta quarta (19), a partir das 17h, na Praça Deodoro, em um encontro de percussionistas, compositores e cantadores nos diversos ritmos e sotaques que integram o nosso São João. O evento vai além das apresentações, promovendo um breve bate-papo entre público e fazedores da cultura. Na programação, Show musical “Toques, cantos e encantos” com Mestra Roxa , Tambor de Crioula Oriente, Dança do Lelê de São Simão, Cacuriá Balaio de Rosas, Dança do Coco Pirinã, Bumba Meu Boi do Mestre Basílio e Show musical com Grupo Criou-lá.
O Arraial do Sesc acontece nos dias 21,22 e 24 de junho, no Sesc Deodoro, com aquela programação variada que o maranhense ama, misturando tradição, beleza e animação, sempre das 18h às 22h, enquanto no Sesc Turismo a festança acontece de 20 a 22 de junho, das 19h às 0h. A entrada é gratuita e aberta ao público. Os visitantes poderão exercitar a solidariedade e contribuir com o Programa Sesc Mesa Brasil por meio da doação de 1kg de alimento.
Com mais de 40 anos de tradição, tendo iniciado como uma feira folclórica até chegar na marca de sucesso que é hoje, o Sesc, por meio do projeto Balaio de Sotaques, reafirma seu comprometimento com a cultura e o incentivo à economia criativa, valorizando e fortalecendo as diversas formas de manifestações artísticas maranhenses.